A Escola Municipal Valtair Gabi, em parceira com o projeto Environment Online – ENO, realizou plantio de mudas no dia oficial da Arvore que se comemora no dia 22 de setembro e também comemora-se o projeto intitulado “Plant A Tree For Peace”, plante uma árvore pela paz; o evento que aconteceu simultaneamente em mais de 10 mil escolas em 157 países, teve como objetivo comemorar o Dia Internacional da Paz, o Dia da Árvore e os 10 anos do projeto ENO no mundo.

Em maio, os alunos desta escola plantaram cerca de 100 mudas de espécies nativas na área cedida pela EMBRAPA Agrobiologia, nesta edição de setembro o local de plantio foi o terreno da escola e arredores. Bastante criativos, os alunos utilizaram balões brancos fazendo alusão à paz. Este plantio realizado ontem teve o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios, sendo responsável pelo plantio o engenheiro agrônomo Márcio Fortes, Diretor de Agronegócio.

Foram plantadas espécies nativas como o ipê roxo, pau ferro, pau brasil e jacarandá mimoso. O evento foi acompanhado pelo diretor adjunto Mario Cezar, que solicitou a atividade com as crianças; durante esta semana os alunos ainda estarão realizando atividades de reaproveitamento de pneus velhos, que serão pintados para compor uma linda jardineira.

HISTÓRIA DO DIA DA ARVORE

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

No Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas (Cartografia) do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal”

Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.

CAM00038CAM00034CAM00056CAM00059logo projeto ENOCAM00046CAM00049CAM00052

Faça o seu comentário