Foi realizada hoje no Centro Educacional Alfredo Prado -CEAP, a culminância do Projeto Educação Sanitária para as Escolas Rurais – PESER. Estiveram presentes no evento Nádia Amaral representando a Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios, Vereador Professor Ivan representando a Câmara Municipal, e membros da secretaria Estadual de Agricultura e Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro Rosa Maria Antunes e Roosevelt Moraes Aquino Boechat, ambos veterinários e pertencentes ao Projeto Educação Sanitária, coordenado por Rosa Antunes.

Nesta solenidade foram entregues os certificados de capacitação para os professores, realizada paralelamente às aulas, para eles utilizarem o material da educação sanitária como apoio didático.

Cerca de 60 alunos do quarto e quinto ano receberam certificado de participação, além de medalhas, bonés, camisetas e canetas. A escola recebeu o troféu de campeã 2017 por ter envolvido seus docentes e se engajado nas atividades do projeto.

A Diretora Fátima Prado disse “Faremos o projeto nos próximos anos e daqui por diante a educação sanitária estará presente em nossa escola”. O Projeto Educação Sanitária foi idealizado por Rosa Antunes, veterinária e funcionária da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca. Segundo ela o projeto surgiu da necessidade de sensibilização das pessoas que vivem no meio rural sobre as doenças típicas deste meio, como a raiva, a aftosa, a tuberculose, dentre outras, além de problemas causados pelo uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) sem uso de EPI,  (Equipamentos de proteção individual) além do descarte inadequado de vasilhames contendo estes produtos.

Durante os meses de agosto à novembro os alunos do CEAP receberam tiveram aulas sobre esses temas divididos em módulos – 7 cartilhas no total. Contendo exercícios, jogos caça palavras e cruzadinhas. Foram momentos muito divertidos. Os técnicos da secretaria de Ambiente de Seropédica, Nádia Amaral e Hugo Bertoloto, participaram das aulas explicando aos alunos sobre as campanhas de vacinação do município e esclareceram dúvidas dos alunos sobre a fiscalização dos empreendimentos rurais (granjas, queijarias etc). No término do evento os presentes receberam uma muda para cultivar em suas casas.

 

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário