Foi realizado neste sábado (11/10) a 1º Primeira Feira de Ciência e Tecnologia do GPI, na Quadra de Esportes do CAIC Paulo Dacorso Filho em Seropédica. Foram montados diversos estandes com projetos voltados a sustentabilidade ambiental, reaproveitamento do lixo, e geração de energia limpa. Garrafas pets, caixas de suco, lixo eletrônico, jornal, entre outros materiais recicláveis foram transformados em experimentos científicos. A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria e Ambiente Agronegócios, Fabiana Silva montou um estande com experimentos em reaproveitamento do lixo e ressaltou: “A finalidade da feira é incentivar as habilidades relacionadas à educação Ambiental e Sustentabilidade que irá trazer muitos benefícios de aprendizado para esta nova geração”.

O Palestrante foi o Secretário de Ambiente e Agronegócios da Prefeitura de Seropédica Ademar Quintela que disse: “Esta é a 1º Feira de Ciência e Tecnologia do Colégio GPI, onde cada Turma, cada Serie, foi levada a inquerir, estudar todas as práticas sustentáveis, e realmente está de grande monta, todas as Turmas com auxílio dos Professores dividiram os temas muito bem, e todos eles pegaram conhecimento de sustentabilidade, e montaram maquetes e montaram ações. E eles mesmo estão explicando seus experimentos, em todos os estandes, e ao meu ver muito bem explicado, e que isso passe para ações no dia a dia. A Secretaria de Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação a Secretaria Lucia Baroni, vamos criar no município a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia para que todas as escolas Estaduais, Federais e Municipais possam desenvolver temas de Ciência e Tecnologia, no caso especifico desse evento o tema foi Sustentabilidade e Ações do Meio Ambiente, e claro que cada ano os temas serão diferentes” destaca Ademar Quintela.

A Diretora do Sistema GPI de Educação Rosangela Maia Henriques Maral falou que esta é a Primeira Feira de Ciência e Tecnologia do GPI, onde estamos abordando o Tema Consumismo e Meio Ambiente: “Esta é uma Proposta Pedagógica para 2014, para conscientizar nossos alunos, que nós somos os principais agentes para defender o futuro deles, e nosso planeta. E um dos nossos principais projetos apresentados foi de conscientização, onde os alunos entregaram para as pessoas uma sacolinha de lixo para colocar dentro dos carros evitando que este lixo caia na natureza. Outro projeto interessante é o de Energia Eólica (produzida pelo vento), o trabalho de Sustentabilidade do Eco Telhado, o trabalho feito pelo7º ano sobre reciclagem e abrangendo a sustentabilidade, o 6ºano apresentou um trabalho de reciclagem com garrafas petes, latinhas de alumínio e garrafas de vidro também muito interessante. Nós temos internamente na escola as nossas lixeiras com separação de vidro, alumínio, papel, conscientizando os alunos dentro da própria escola, e agora com este trabalho deste bimestre, de consumismo e meio ambiente, os Professores os conscientizam para que eles levem essas ideias para fora da escola” destaca Rosangela.

DSC_0007DSC_0014DSC_0047DSC_0021DSC_0018DSC_0103DSC_0058DSC_0026

Faça o seu comentário