Foi realizado nesta quarta-feira (27), no Auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema ” Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”.

O evento teve início às 9:00 horas e contou com a participação de dezenas de idosos do Município de Seropédica, autoridades Civis e convidados. A Mesa de Abertura foi composta pela Cerimonialista Elisangela Araújo: Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Moffati –  a Subsecretária de Assistência Social, Karla Gama – o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Seropédica, Rômulo de Oliveira Honório – a Palestrante, Fernanda Luma, que é: Assistente Social, Especialista em Saúde Mental, Doutorando em Serviço Social (UERJ) – Marlene Barbosa da Silva,  Conselheira pela Secretaria Estadual de Assistência Social – Enilda Maria Mazza da Silva Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Social.

Após a Montagem da mesa foi realizado a execução do Hino Nacional

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura de Seropédica, Fernanda Moffati, disse: “O Prefeito Anabal não pode estar presente, por motivo de estar em uma reunião de serviço e envia um abraço a todos. Estou feliz em participar desta V Conferencia, é muito importante estarmos aqui discutindo qual o papel das políticas públicas para o idoso, qual é nosso papel como gestor diante de novos desafios. Embora muitos pensem que envelhecer significa deixar de desenvolver-se, adoecer e afastar-se de tudo, na verdade, existem possibilidades de a pessoa continuar ativa e de manter uma boa qualidade de vida”. Destaca Fernanda.

A Subsecretária de Assistência Social, Karla Gama, disse: É motivo de muita alegria participar da conferência da pessoa idosa do nosso município. Aqui não discutiremos só propostas ou ideias, para fortalecer o papel das Políticas Públicas, e sim construir um sonho, efetivar a garantia de melhorias para envelhecer com direitos. Saber que nosso Prefeito é inclinado, dedicado é totalmente focado às prioridades desse público que cresce a cada dia, e um orgulho e nos enche de esperança. Sem dúvida envelhecer nesse século e um desafio. Mas com a certeza que nossos idosos sempre serão priorizados”. Enfatiza Karla.

Após a falação dos componentes da mesa, deu-se início da palestra pela Doutora Fernanda Luma, que falou sobre vários assuntos, entre eles os Indicadores Sociais do Brasil, que analisa a qualidade de vida e os níveis de bem-estar das pessoas, famílias e grupos populacionais, a efetivação de direitos humanos e sociais dos idosos. “A importância é justamente o processo de estar ativo na sociedade, ativo no sentido de participar, de se integrar e de construir novos vínculos de amizade. São esses vínculos que fortalecem a memória do idoso, e as atividades físicas fortalecem o físico. Nas disciplinas individuais se fortalece o todo, pois trabalha mente, corpo e a convivência. Por isso tem a oficina da memória que vem trabalhando essa estimulação”.

A Subsecretária de Educação, Dirce Maria de Oliveira Santos, deu parabéns a palestrante, e falou que estava feliz em ter participado desta conferência e elogiou os idosos presentes no evento. No final da palestra o Coral da Melhor idade fez uma apresentação, recebendo aplausos de todos.

Foram escolhidos para representar Seropédica na Conferencia Estadual:

Titular representando o Governo: Rômulo de Oliveira Honório, Suplente do governo: Elza Alves Dias.

Representando a Sociedade Civil:
Titular: Márcio Monteiro da Silva (Instituição Cooperadores de Cristo Gerando Vidas)
Suplente: Francisco Elias de Castro (Casa de Repouso Rei dos Reis)

 

Faça o seu comentário