A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, promoveram nesta segunda-feira (3), palestra sobre o Dia Internacional do Deficiente Físico. O evento foi realizado no Posto de Saúde do Km 40.

A Palestra foi ministrada pela Assistente Social e Coordenadora do CRAS Fazenda Caxias, Enilda Maria Mazza da Silva. O objetivo foi construir e consolidar uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, seja física, intelectual, sensorial ou múltipla.

Enilda fala sobre a dificuldade da pessoa com deficiência física: “A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências, de ordem social, política, econômica e cultural”.

Enilda relata que é cega desde os 4 anos de idade, e lembra da dificuldade de pegar ônibus, atravessar a rua e estudar. “Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal, o simples ir e vir, por exemplo, da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade”. Ressalta a Assistente Social Enilda.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Moffati, lembrou a todos que: “O prazo para cadastramento dos deficientes e idosos beneficiários do BPC no CadÚnico foi prorrogado até dia 31 de deste mês. A ampliação da data limite é devido à baixa adesão de idosos e de pessoas com deficiência”. Destaca Fernanda.

No final do evento foi oferecido um lanche a todos.

 

Faça o seu comentário