Prefeitura de Seropédica e Governo do Estado, entregam Carteira do Artesão

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, entregaram nesta sexta-feira (19), a Carteira Nacional do Artesão, para os 40 inscritos no programa.

A carteira foi emitida gratuitamente e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Para confirmação do registro, o artesão passou por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação foi da Coordenação Estadual de Artesanato.

Entre os benefícios do registro no SICAB estão a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, em oficinas e cursos de artesanato e, o acesso a incentivos fiscais.

A Subsecretária Adjunta da Secretaria de Turismo do Estado e, Coordenadora do PAB no Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, parabenizou o Prefeito Anabal por dar continuidade no programa e disse: “Esta Carteira é da transparência e da dignidade e de mostrar que vocês são artesãos de fato. Me dá muito orgulho em saber que o gestor público de Seropédica é inteligente, porque em outros municípios alguns prefeitos gostam de desfazer o que outro prefeito fez, e aqui neste município não acontece isso, a continuidade é que vai fortalecer o trabalho dos artesãos” destaca Nea.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica, Fernanda Moffati, agradeceu a presença da Coordenadora do PAB, e o Prefeito Anabal que vai investir nos profissionais de artesanato de Seropédica, e anunciou que em breve o prefeito irá realizar a Feira do Artesão do município. “O artesanato proporciona a geração de emprego e renda para muitas famílias de nossa cidade, além disso tem o fator psicológico, que auxilia na recuperação da depressão, no aspecto social, fortalecendo os vínculos comunitários e, principalmente o potencial de alavancar a economia local” ressalta Fernanda.

O Vice-Prefeito Amaurildo Soares falou que estaria representando o Prefeito Anabal, que estava cumprindo agenda de compromissos, não podendo estar presente neste evento: “Em nome do prefeito Anabal, parabenizo todos os artesãos por esta conquista, e continuaremos a fortalecer o trabalho de vocês, em breve será realizado a Feira do Artesão que será um marco no turismo de Seropédica” desta Amaurildo.

O Subsecretário de Comunicação Turismo e Eventos, Samuel Barbosa, falou sobre a importância do investimento que a prefeitura vem fazendo na geração de emprego e renda, através do artesanato. “Muitas famílias de nosso município são mantidas através da mão de obra destes profissionais. Muitos artesãos começaram a tirar sustento dessa prática, depois de ficarem desempregados, e acabaram ganhando mais nesta nova função. O artesanato, apesar de ser comercializado, não é considerado uma mercadoria, pois carrega valores, crenças e culturas” sustenta Samuel.

CURIOSIDADE SOBRE ARTESANATO

O artesanato, técnica de trabalho manual artístico não industrializado, é utilizado pelo homem desde o início da sua história. Os primeiros artesãos começaram a fabricar seus bens no período neolítico (6.000 a.C). Nessa época, o homem produzia os objetos a partir de pedras e fibras de animais e vegetais.

 

The following two tabs change content below.

Luiz Calderini

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários