O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II) Fazenda Caxias, promoveu nesta última sexta-feira (23), reunião mensal com as famílias inclusas no CADúnico do seu território de abrangência.

Em antecipação ao Setembro Amarelo, mês de campanha à prevenção de suicídio, o equipamento foi decorado estrategicamente pela auxiliar administrativa do CADúnico, Sheila Santos apoiada por suas pares Anna Caroline (CADúnico), Talita (visitadora do Programa Criança Feliz), Crisciana (generalista), Jéssica (Vale Social) e Rosinéa (auxiliar de serviços gerais) a qual imprimiu no espaço a simbologia do girassol que dá sentido à proposta de promoção de saúde. Além disso, a equipe preparou um coffee-break dedicado aos novos usuários do serviço.

O tema foi idealizado pelo coordenador e psicólogo do equipamento, Augusto Luth, o qual representa o município na Comissão promovida pela Secretaria de Estado do Rio de Janeiro sobre Promoção de Vida, Prevenção ao Suicídio e Automutilação em concordância com a Lei 13.819, publicada esse ano.

O idealizador e palestrante Augusto, discorreu sobre o assunto com base na “cartilha com dicas para população de como identificar sinais de alerta em pessoas que estão pensando em suicídio”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e divulgada por esse órgão no dia anterior à explanação feita no centro referência, a qual se estenderá aos demais localizados em diversos pontos do município.

Anterior à palestra, foi apresentado às famílias os benefícios e programas sociais conduzidos no CRAS II e seus desdobramentos enquanto direitos ao munícipes, conduzido pela assistente social Bárbara Fracinnéli, a qual também informou aos receptores sobre os serviços de convivência ofertados à população no estabelecimento, que pôde ser observado, visto que a oficina de bordado ocorria durante a reunião, a qual certifica a formação de suas aprendizes.

Aos interessados nos serviços ofertados pelo CRAS II, seguem informações úteis:

Funcionamento de segunda à sexta, entre 8h e 17h.

Disposição de psicólogo (segundas e quintas-feiras) e assistente social (terças, quartas e sextas-feiras)

Curso de Bordado – Oficineira Luciene – Sextas-feiras, de 13hs às 15hs.

Curso de Manicure – Oficineira Marli – Terças-feiras, de 13hs às 15hs

Coordenador e psicólogo do CRAS II, Augusto Luth

Em pé a direira a Oficineira Luciene, dando curso de Bordado

Sheila Santos e Anna Caroline (CADúnico)
Talita (visitadora do Programa Criança Feliz) e Crisciana (generalista)
Assistente Social Bárbara Fracinnéli