A Prefeitura de Seropédica estará reinaugurando nesta próxima sexta-feira (23), as 14:00 horas, o Centro de Referência de Assistência Social no Bairro Fazenda Caxias.

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), carteirinha do idoso, cadastro único para pessoa ter o Nis, oficinas de escolinha de futebol, artesanato, curso manicure, entre outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

“O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência”. Destaca a Secretária de Assistência Social, Fernanda Moffati.

O CRAS Fazenda Caxias será composto: 1 Coordenador, 2 assistentes sociais ,1 psicóloga, 1 administrativo do Bolsa Família, 1 administrativo documentação, 1 Serviço Gerais.