O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou nesta quinta-feira (5), Festa Junina para as crianças do programa de fortalecimento de vínculos.

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.  O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

A Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Sueli M. Costa, disse que esta unidade já tem cerca de 2000 escritos nos programas, são moradores da região entre o INCRA e o Bairro Campo Lindo. “Hoje estamos realizando esta festa de socialização com as crianças, colocamos uma cama elástica que foi cedida pelo Vereador Nando Paixão, estamos fazendo várias brincadeiras, como pescaria e Joao bobo, onde o prêmio e um brinquedo. Temos um grupo de funcionários muito atuantes, (Psicólogos, Assistentes Social e Professoras)”.

“O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade”. Destaca a Secretária de Assistência Social Fernanda Moffati.

O CRAS fica na Rua Pedro Galvão, número 13, Bairro Campo Lindo, Comunidade Dom Bosco, km 40.