Neste último domingo 29 de novembro, a Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou um dos maiores movimentos pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. 

Foram distribuídas 500 camisetas para os primeiros inscritos no Projeto “1º Corrida Caminhada Contra Violência Contra Mulher”. A manifestação foi alusiva ao Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, onde o movimento ultrapassou o número de inscritos.

A caminhada passou pelo centro do município circulando por dois bairros, entre Fazenda Caxias e Boa Esperança, onde houve protesto pacifico pelo fim à violência. Durante o ato foi entregue medalhas de participação, e premiação as primeiras 80 mulheres que fizeram o trajeto mais rápido. O prêmio foi doação da Empresa Panco que sempre tem apoiado ações da prefeitura. 

No evento houve sorteio de brindes doados pelo comercio local, dança lambaeróbica e show musical realizado pela Secretaria de Cultura. Este Ato contou também com apoio da CEDAE, Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Secretaria de Saúde e Policia Rodoviária Federal. A Secretaria de Saúde colocou uma Ambulância para acompanhar o Ato Público, realizou teste de Covid-19 e medição arterial.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, destacou que o próximo evento feminista vai acontecer no dia Internacional da Mulher, onde vai abrir inscrição para 1500 mulheres com distribuição de camisas alusivas ao Dia da Mulher. “Estes movimentos buscam reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Nós queremos reforçar a importância de políticas públicas de prevenção à violência contra as mulheres”. 

A Primeira-dama Isabel Ribeiro participou da caminhada mostrando a importância deste movimento em prol as mulheres. “temos de criar uma consciência coletiva por parte das mulheres, que não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero e tomam atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade. Hoje temos Delegacias em defesa à mulher, temos a Patrulha Maria da Penha, as mulheres não podem ficar caladas, denunciem os maus tratos”. 

A Subsecretaria de Assistência Social Patrícia Gonçalves, lembrou que Seropédica tem o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), especializado em assistir mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. A Lei Maria da Penha, caracteriza e enquadra na lei cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Não podemos ficar caladas, procure ajuda quando se sentir agredida”. 

Cerca de 98 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar no Estado do Rio em 2020. Os dados foram compilados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e constam do Dossiê Mulher 2021, lançado neste mês.

O NIAM de Seropédica fica localizado: Travessa Abgail Vicente de Lima, nº28 A – Fazenda Caxias. Tel: 3787-6796 Coordenadora: Camila Prado.  Tel.: 97268-9606