Usina Termoelétrica de Seropédica liberada para funcionar em fase de testes
7 de janeiro de 2014

Seropédica poderá passar a ser um dos maiores produtores de energia elétrica do país dentro de pouco tempo, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Petrobras a iniciar os testes da primeira unidade geradora da Usina Termelétrica (UTE) Barbosa Lima Sobrinho (Baixada Fluminense), em construção no município de Seropédica. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (06).

A turbina, movida a Gás Natural possui capacidade de geração de energia de 530 MW. A UTE Baixada Fluminense foi viabilizada pela Petrobras no leilão de energia A-3, realizado em agosto de 2011. A planta já tem contratos fechados para a comercialização da energia gerada por R$104,75 por MWh.

A estratégia faz parte do Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2012-2016 da companhia. O objetivo é ampliar a capacidade de seu parque gerador de energia elétrica, hoje da ordem de 5.848 megawatts (MW) de geração termoelétrica – excluídas a geração eólica, as PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) e as térmicas que a empresa mantém sob aluguel.

A UTE Barbosa Lima Sobrinho produzirá inicialmente mais 530 megawatts, e no final do plano chegará a quase 8 mil megawatts de capacidade instalada – o que significa 18% da geração termoelétrica no Brasil.

O prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo, comemorou a liberação da UTE. “Celebro com muita alegria a liberação dessa geradora de energia, que tem como fonte o gás natural. Seropédica está experimentando um momento de desenvolvimento. Mas um desenvolvimento que inclui as pessoas, melhora as condições de vida e gera oportunidade”, destacou Martinazzo.

Wilson Beserra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, ressaltou que a cidade está dando importantes passos rumo ao futuro. “Martinazzo é um prefeito amigo do desenvolvimento, as ações do Governo do Estado sempre foram bem acolhidas por ele. Tenho certeza que Seropédica está cada vez mais no caminho certo de se tornar um pólo importante para o desenvolvimento do Estado, por meio dos investimentos que estão sendo feitos no município”, afirmou.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: