Uruguai ganha a primeira rede 5G comercial na América Latina
10 de abril de 2019

O teste com a rede foi realizado em um aplicativo esportivo de realidade virtual chamado Penalty Kick.

A primeira rede 5G comercial da América Latina já está instalada: a operadora estatal uguruaia Antel desenvolveu a rede em parceria com a Nokia. As primeiras estações-base foram instaladas na região de Barra de Manantiales, no Departamento de Maldonado, e já estão prontas para fornecer acesso ao serviço. O teste foi realizadoe em um aplicativo de realidade virtual chamado Penalty Kick.

O presidente da operadora Antel, Andrés Tolosa, se mostrou bastante otimista e afirma ser a primeira operadora da América Latina a ativar uma rede comercial 5G. “Esse marco está em linha com nosso forte compromisso pelo desenvolvimento dos setores industrial e de entretenimento, bem como pelo grande impulso para o desenvolvimento de aplicativos”, afirmou. “Somos referência mundial em redes FTTH (sistema de fibra ótica) e pioneiros em fornecer reder móveis de última geração aos nossos assinantes.”

A tecnologia 5G torna possível uma alta capacidade de conectividade, além de oferecer velocidades superiores as tecnologias já encontradas atualmente. A conexão ainda possui uma latência ultrabaixa, que foi apresentada para as autoridades locais e imprensa durante um evento de lançamento, utilizando uma conexão de 28 GHz.

Para a chegada da tecnologia ao Brasil, a Anatel já concluiu o modelo de licitação do 5G no país. O leilão do espectro 5G deve ocorrer por aqui somente em março de 2020. Em países como Coreia do Sul, China e Estados Unidos, o 5G também já começa a entrar em funcionamento de forma comercial, com serviços já sendo oferecidos a assinantes, o que inclui também a venda de smartphones compatíveis, como o Galaxy S10, da Samsung.

Fonte: Olhar Digital