Vontade de urinar toda hora e não sai nada ou somente gotas, o que pode ser? Médica explica
9 de março de 2018

A verdade é que muitas mulheres e homens já passaram por isso: aquela vontade louca de fazer xixi, mas na hora que se senta no vaso, não consegue urinar ou apenas uma quantidade muito pequena. Se no dia anterior estava tudo normal, o que pode ser? Muitas pessoas nos escrevem com o mesmo relato: “Tenho vontade de fazer xixi toda hora e não consigo“. A má noticia é que isso é um problema de saúde sim.

A Dra. Nicole Giovana especialista em Medicina da Família e Comunidade, explica em sua coluna no site Médico Responde que, na maioria das vezes isso é sintoma de Cistite, uma inflamação – ou infecção – na bexiga. No entanto, no caso de homens, vontade de urinar toda hora e não conseguir pode ser uma emergência urológica e deve ser avaliada com rapidez. Então, veremos aqui, separadamente cada caso.

SE VOCÊ É MULHER
Na maioria das vezes este sintoma é realmente a cistite. Nas mulheres esse sintoma é bastante comum e isso se deve provavelmente a fatores anatômicos. Na mulher, a saída da uretra é bem próxima à entrada da vagina, onde sabe-se que a mulher abriga diversos micro-organismos que compõem a flora vaginal. Normalmente, a cistite é provocada pela bactéria Escherichia coli, que faz parte da flora intestinal normal.

Com a irritação da bexiga, há uma ativação dos receptores e mesmo vazia, pode dar a falsa impressão de necessidade de urinar. Mas este é somente o primeiro sintoma da Cistite. Caso não ocorra o tratamento, a mulher sentirá ardência ao urinar, dor na região abdominal. Mais raramente ocorre urina com sangue.

A boa notícia é que essa doença, apesar de ser bacteriana, é considerada comum, de pouca gravidade e pode ser tratada facilmente. Com a medicação adequada em somente um dia os sintomas desconfortáveis já cessam. No entanto, sem cuidados, o quadro pode evoluir caso as bactérias cheguem a outras regiões do trato urinário, como os rins.

SE VOCÊ É HOMEM
Segundo a Dra. Nicole, nos homens acima de 50 anos, este sintoma deve ser avaliado como uma emergência urológica. Isso porque, na maioria desses casos, a vontade de urinar e não sair nada ou saírem apenas gotas é sintoma de um aumento da próstata (Hiperplasia Benigna Prostática).

Quando a próstata está alterada,  por câncer ou hiperplasia, ela começa a pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Isso irá gerar problemas durante a micção: o jato de urina pode ficar muito mais fraco do que o normal, em alguns casos, há vontade urinar, mas a urina sai em gotas. Também há dificuldade em iniciar a micção, fica ali parado diante do sanitário esperando que a urina saia e precisa até forçar um pouco para libera-la.

Além disso, poderá sentir nesses casos, urgência em urinar, várias micções a noite, dor abdominal e pouco esperma. Diante desses sintomas, é urgente a busca de ajuda médica.

OUTRAS CAUSAS

A médica ressalta que há outras doenças menos comuns que podem explicar essa vontade de urinar e não conseguir:

  • Obstipação intestinal;
  • Uso de medicamentos;
  • Câncer de próstata;
  • Cálculo renal;
  • Pós operatório;
  • Infecção urinária;
  • Desordens neurológicas.

Nossos textos servem apenas como informativo e não substitui o diagnóstico do médico. Qualquer sintoma acima citado, será melhor interpretado durante uma consulta médica.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: