(Vídeo) Marinha do Brasil realiza a primeira navegação independente do Submarino Riachuelo
13 de agosto de 2020

 Dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o primeiro que iniciou a Navegação Independente foi o S-40 Riachuelo, sem necessidade de rebocadores. O teste foi realizado nesta última quarta-feira (12), com vários exercícios.

A navegação teve inicio no cais 12 no Estaleiro de Construção (ESC), que fica localizado na nova base de Submarinos da Ilha da Madeira, área cedida pela Nuclep. 

Foram efetuados diversos exercícios de mar para testar os equipamentos e o treinamento geral da tripulação com os propulsão e lemes, diesel geradores, cargas das baterias no mar, sistema de comunicação, sistema de combate, mesa tática, radar, periscópios, eco e todos os sistemas de combate que associados à plataforma confirmam a segurança ao navio.

Os próximos passos a serem executados serão a imersão estática e a imersão dinâmica com o submarino em movimento.

A PROSUB prevê que até o final de 2022 mais três submarinos serão entregues: Humaitá (S-41) em 2020, o Tonelero (S-42) em 2021 e o Angostura (S-43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.