UFRRJ: Vigilância privada foi implementada, neste sábado, em Seropédica e Nova Iguaçu
3 de julho de 2023
A implementação é uma das séries de iniciativas conduzidas pela Administração Central em prol da segurança nos câmpus da UFRRJ.

Equipe de vigilância privada no pórtico do câmpus de Seropédica.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, nesse sábado, dia 1º de julho, a implantação do contrato de vigilância privada na Universidade, derivado de uma licitação emergencial realizada após a saída de cerca de 300 vigilantes que haviam sido cedidos à instituição.

O contrato visa atender à necessidade de garantir a segurança nos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes. O planejamento da contratação foi uma realização conjunta com a participação da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV), da Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular (Caste), do Departamento de Material e Serviços Auxiliares (DMSA) e do Departamento de Gestão de Contratos Convênios (DGCC), alinhando a necessidade à situação orçamentária das Universidades Federais.

O efetivo estruturado pela DGV busca atender aos pórticos de todos os câmpus e aos pontos mais vulneráveis do câmpus Seropédica. Foram implementados os postos localizados no Setor de Suinocultura, no Colégio Técnico (CTUR), nos Alojamentos Masculinos e Femininos, no Hotel Universitário e nos pórticos de Seropédica e Nova Iguaçu. Os câmpus de Três Rios e Campos dos Goytacazes terão a implementação nos próximos dias.

A contratação conta com vigilantes armados e não armados que farão a guarda patrimonial e de pessoas. Uma nova licitação está sendo planejada para o segundo semestre de 2023. “Nesse Planejamento, pretendemos adequar o que for observado a partir do contrato atual”, informa o diretor da DGV Renan Canuto. Toda a parte operacional, de implementação e recepção da equipe, conferência de material e uniforme, bem como equipamentos foi conduzida pela DGV.

“O Planejamento de Contratações é um documento árduo e precisa prever em detalhes todas as obrigações, garantias e direitos trabalhistas. Em se tratando das especificidades que possui um contrato de vigilância, requer uma atenção redobrada. É importante que a comunidade entenda a necessidade de maior controle nas entradas, bem como respeite e colabore para a implantação das ações de segurança na UFRRJ”, complementa Luan Lima, do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios.

A Administração Central vem realizando uma série de iniciativas para ampliar a segurança nos câmpus da Universidade. Recentemente, o reitor Roberto Rodrigues realizou reunião com o novo comandante da PM em Seropédica, e já vinha promovendo um diálogo com a Polícia Civil e a Secretaria de Ordem Pública do município.

“A entrada da empresa de segurança é uma das ações que fizemos após a saída dos trabalhadores [cedidos] da CBTU  Minas Gerais, que foi privatizada. A importância dessa chegada dos novos vigilantes é ajudar, junto com nossa equipe de segurança, a manter a estabilidade dentro dos câmpus no que se refere ao fator segurança/violência, que já era mantido antes e que vamos ampliar agora com esses trabalhadores. Além disso, vamos melhorar o controle dentro dos nossos quatro câmpus. Então é de grande importância esta ação. Lembrando que é um custo alto para a instituição no que se refere ao seu orçamento, mas necessário ser feito para que a gente consiga continuar avançando com nossa Universidade”, concluiu o reitor Roberto Rodrigues.

Fotos: Luan Lima/Departamento de Gestão de Contratos e Convênios

Fernanda Barbosa, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) com informações do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios e Divisão de Guarda e Vigilância (DGV)

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: