Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) cancelou atividades noturnas nesta terça-feira (28) e estendeu a suspensão para todas as aulas de quarta-feira (29), citando “extrema violência” e os reflexos em vias de acesso a Seropédica e Nova Iguaçu.

UFRRJ Suspende Aulas Presenciais e Adota Trabalho Remoto em Meio a Cenário de Violência no Rio de Janeiro
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tomou medidas preventivas drásticas em resposta à situação de segurança pública na capital e em seu entorno. A Administração Central da instituição comunicou, nesta terça-feira (28), a suspensão imediata de todas as atividades acadêmicas e administrativas do turno noturno nos campi de Seropédica e Nova Iguaçu.
A decisão inicial, tomada no meio da tarde, citou a “situação de extrema violência que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro” e seus “reflexos em vias de acesso” às unidades universitárias. A universidade orientou servidores, docentes e técnicos-administrativos que já estavam em circulação a manter as atividades em curso e, se necessário, pernoitar em locais seguros, evitando o retorno imediato às regiões afetadas.
Horas depois, à noite, a reitoria anunciou a extensão das medidas para a quarta-feira (29), devido à “impossibilidade de prever os desdobramentos da megaoperação em andamento”.
Aulas Suspensas e Atividades Remotas
Com o novo comunicado, a UFRRJ suspendeu todas as atividades de lecionação em Seropédica, Nova Iguaçu e nas dependências da instituição localizadas no Centro do Rio de Janeiro para o dia 29 de outubro.
Em relação às atividades administrativas, a orientação é para que sejam realizadas majoritariamente em caráter remoto. Apenas os serviços considerados essenciais deverão ter seu funcionamento mantido, com a definição dos horários e equipes a cargo de cada setor.
Em um sinal da gravidade da situação e da necessidade de manter o funcionamento institucional, a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) agendada para quarta-feira (29) foi mantida, mas será realizada em modalidade excepcional híbrida.
Segurança e Prevenção
A Administração Central enfatizou que as decisões têm caráter preventivo, visando proteger a integridade física e emocional de toda a comunidade universitária. O objetivo principal é evitar a circulação de discentes, docentes e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) nas áreas de maior risco.
A UFRRJ informou que seguirá monitorando o cenário de segurança pública para avaliar a manutenção ou alteração das atividades para os dias seguintes.


Deixe a sua opinião sobre o post