Tucano é resgatado após ser ferido por tiros de chumbinho e encaminhado ao CETAS de Seropédica
23 de fevereiro de 2019

Um tucano foi resgatado na tarde de quinta-feira (21) após ter sido ferido por tiros de chumbinho em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. A ave foi achada por populares na Avenida Amaral Peixoto, no bairro Bocaininha.

Após resgatarem o pássaro, os moradores entregaram à Guarda Ambiental da cidade, que o encaminhou na manhã desta sexta-feira (22) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, na Baixada Fluminense.

De acordo com a Guarda, o médico veterinário responsável pelo primeiro atendimento, confirmou a fratura do fêmur do animal e constatou a presença de chumbinho na área. Ainda segundo a Guarda, no Cetas, o tucano será submetido a um procedimento cirúrgico e após a sua recuperação, será readaptado a uma mata cadastrada pelo Ibama.

Moradores da localidade relataram aos inspetores da Guarda que um homem seria o responsável por ter ferido o animal. O órgão informou que está apurando o caso e tentando localizar o autor dos disparos.

“Estamos ouvindo as pessoas a fim de enquadrar o suspeito no artigo 29, da Lei Federal 9.605/98, que estabelece multa e detenção de seis meses a um ano para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, detalhou o inspetor Moura.

 
Tucano é resgatado após ser ferido por tiros de chumbinho em Barra Mansa — Foto: Divulgação

Tucano é resgatado após ser ferido por tiros de chumbinho em Barra Mansa