A Associação Seropédica de Aeromodelismo (ASA) foi fundada em 2015, na época contava com 12 sócios ativos, e sua sede funcionava próximo ao Arco Metropolitano em Seropédica. Atualmente este numero multiplicou muito, e mudou de local, funcionando provisoriamente em uma área cedida pela Embrapa em frente a UFRRJ. 

O atual Presidente da ASA, Claudio Antonio da Silva, disse que todo domingo a partir das 8:00 horas, os associados iniciam suas atividades até por volta das 15 horas; “O local está aberto para quem quiser trazer seus filhos para passar um dia de emoção. Pessoas que se interessarem em se associar venham conversar com a gente. Temos instrutores habilitados, credenciados na COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), onde os participantes da associação recebem certificados e treinamento)” Destaca Claudio.

NÃO ESQUEÇA DE VIR COM MASCARA, E USE SEMPRE ÁLCOOL GEL

Claudio fala ainda que a ASA solicitou um espaço dentro da UFRRJ, para instalar a associação: “Pretendemos fazer deste hobby lúdico, uma atração semanal, com encontros Estaduais e Nacionais, para atrair o Turismo para Seropédica.

Aeromodelismo é a arte de planejar e edificar aeromodelos, miniaturas de aeronaves utilizadas com objetivos experimentais, esportivos ou recreativos. Esta atividade envolve a manipulação e a manobra destes objetos de pequena dimensão, aviões, balões, foguetes, entre outros, construídos pelos aeromodelistas.

O Homem sempre acalentou o sonho de voar, invejoso do sucesso dos pássaros. As tentativas de alcançar esta meta são, portanto, bem anteriores ao século XIX, embora não existam comprovações concretas desta prática. A experiência mais recente é a do francês Alphonse Penaud que, em 1870, criou o motor a elástico, evento contemporâneo do aparecimento e da consolidação dos fundamentos teóricos iniciais que impulsionaram o nascimento da aviação.