Sobe para sete número de vítimas após desabamento de prédios no Rio
13 de abril de 2019

Na madrugada deste sábado, Bombeiros retiraram dois corpos no local da queda, de um homem e uma mulher; menino resgatado falece no hospital

Bombeiros trabalham no desabamento
Vanessa Ataliba/Brazil Photo Press/Agencia O Globo

Sobe para sete o número de vítimas confirmadas após desabamento na comunidade da Muzema

Na madrugada deste sábado (13), os bombeiros retiraram mais dois corpos dos escombros na comunidade de Muzema, elevando para sete o número de vítimas após o desabamento de dois prédios . Além destas, outras 17 pessoas são consideradas desaparecidas.

Segundo informações da corporação, os corpos são de uma mulher e um homem, identificados posteriormente como Hiltonberto de Souza e Maria de Nazaré Sodré. As equipes seguem no local do desabamento , localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, à procura de possíveis sobreviventes.

Os dois eram os pais de Hilton Guilherme Sodré de Souza, de 12 anos, que foi resgatado com vida depois de mais de 5h de trabalho dos bombeiros e encaminhado de ambulância para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

No incío da manhã deste sábado, o canal Globo News confirmou que ele não resistiu aos ferimentos, localizados principalmente na região das pernas, e faleceu. A equipe médica, que realizava um procedimento cirúrgico durante a madrugada, confirmou o óbito por volta das 02h50 da manhã.

Relembre o caso

Dois edifícios desabaram, por volta das 7h desta sexta-feira (12), na zona oeste do Rio de Janeiro. Ao menos cinco pessoas morreram e outras dez foram resgatadas com vida. Os imóveis estavam localizados na comunidade de Muzema, um dos edifícios tinha quatro andares e outro seis.

O lugar é de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros chegou por volta das 7h20 e, junto a integrantes da comunidade, procura por vítimas. Dezenas de pessoas procuraram por vítimas nos escombros dos prédios, mas agora os bombeiros pedem para que os moradores se afastem, por questões de segurança. Segundo as primeiras informações, os moradores estavam preocupados com as consequências da chuva no Rio de Janeiro e as construções que não paravam na comunidade.

A prefeitura informou que as construções na região são irregulares. A comunidade da Muzema , que é controlada por milicianos, foi muito afetada pelo temporal do início da semana. Ao todo, não se sabe quantas pessoas estavam dentro dos edifícios, mas os bombeiros trabalham com o número de pelo menos 17 desaparecidos.

Três dos feridos já resgatados são todos de uma família. Os bombeiros informaram que um desses sobreviventes, uma mulher, foi encaminhada para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ela está lúcida e seus ferimentos não são graves. A filha do casal, uma menina de dez anos, está em deslocamento, mas teve ferimentos leves. Ao todo, nove pessoas foram tiradas com vida dos escombros.

O prefeito da cidade, Marcelo Crivella (PRB), decretou ontem  estado de calamidade pública na capital fluminense, por causa do temporal dos últimos dias. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Rio nesta quinta-feira (11).

O Rio de Janeiro segue em estágio de crise (o mais grave de três níveis da Defesa Civil) desde as 20h55 da última segunda-feira (8). Ainda há vários pontos de alagamento, vias bloqueadas e riscos de deslizamentos. Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, hoje deve chover novamente na capital fluminense.

Fonte: Último Segundo – iG