No Programa Sem Censura da TV Brasil o acupunturista e professor de educação física, Almir Campos Pimenta, nascido em Seropédica, pós graduado em acupuntura da Universidade Estácio de Sá, deu uma entrevista falando sobre uma técnica pouco falada no Brasil que é a ventosaterapia. Almir viveu por 7 anos em SP onde fez especialização em Acupuntura e iniciou seu trabalho de atender gratuitamente as pessoas em Seropédica.
A Repórter e apresentadora Leda Nagle ao entrevistar Almir falou sobre os jogos olímpicos e que tinha reparado nas marcas circulares presentes em alguns atletas. Almir falou que a ventosaterapia remonta tempos antigos e que teria sido usada também por nossos indígenas, além de outras civilizações ocidentais e orientais. Trata-se do uso de copos quentes de vidro (bambu, silicone ou cerâmica) que criam vácuo e fazem uma espécie de sucção da pele, o que melhoraria a circulação sanguínea e favoreceria a nutrição dos músculos, aliviando dores e tensões.
A ventosaterapia é um tratamento natural indicado para auxiliar em muitos problemas de saúde. O tratamento consiste em um processo de sucção que auxilia no descongestionamento do fluxo energético. Esse processo pode ser usado por vários métodos.
O mais antigo método de ventosa consiste em aplicar fogo dentro do copo de vidro e, rapidamente, colocá-lo na pessoa, criando um vácuo. Atualmente usamos copos plásticos acoplados a uma bomba que faz, automaticamente, a sucção. A vantagem é a possibilidade de sucção mais controlada. Também como não tem fogo, não tem risco de queimar ninguém.
Por ser uma técnica oriunda da Medicina Tradicional Chinesa, as ventosas são utilizadas, na maioria das vezes, nos pontos de acupuntura. A ventosa aumenta a circulação local facilitando a eliminação das toxinas. Mas são as toxinas pela Medicina Tradicional Chinesa, é um pouco diferente. Mas um dos conceitos da medicina chinesa é que, quanto mais externo estiver a “doença”, mais fácil é eliminá-la. O “sangue pisado” que fica na ventosa corresponde a exteriorização da “doença”.
Almir tem um Projeto chamado *UBUNTU que atende dezenas de pessoas na Igreja Quadrangular no Centro de Seropédica, onde é cobrado somente uma taxa simbólica de R$ 5,00. Os atendimentos são feitos as terças de manhã (8 as 12) e sextas à tarde (13 as 17) . A Igreja fica próximo ao Clube esportivo do Grêmio, telefone (21) 97380-0676.
* (Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens)
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo