Seropédica participa da reunião para criação do Consórcio Intermunicipal de Agricultura e Pesca
8 de dezembro de 2021

A Secretaria de Ambiente e Agronegócios da Prefeitura de Seropédica, participou nesta quarta-feira 8 de dezembro da primeira reunião para criação do Consórcio Intermunicipal de Agricultura e Pesca, que foi realizado no Centro Cultural Cary Cavalcante em Mangaratiba.

A Secretária de Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Flavia Constantino, que ia representar o Prefeito Professor Lucas, não pode participar do evento por estar doente, mas foi representada pelo Subsecretário de Ambiente, José Roberto Moreira Ribeiro Gonçalves e o Diretor de Agronegócios, Sebastião Osmar Queiroz de Souza. 

O projeto de criação do consórcio envolve os municípios de Seropédica, Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro, Paraty, Itaguaí e Pirai. O consorcio vai fortalecer as Políticas Públicas nas áreas de Agricultura e de Pesca dos municípios consorciados. 

O município de Seropédica possui um grande potencial para o desenvolvimento agrícola, sendo três os fatores que favorecem a atividade na região: a disponibilidade de água do Rio Guandu, e áreas próprias para cultivo, a facilidade de escoamento por meio da malha viária disponível, (Estrada Rio São Paulo, Rodovia Presidente Dutra, Arco metropolitano) e, principalmente, a proximidade com o município do Rio de Janeiro.

Este projeto vai estimular principalmente a agricultura familiar gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A criação de políticas públicas comuns entre os municípios pode transformar as regiões envolvidas como polo produtor de alimentos, valorizando o produtor rural e os pescadores.

As próximas reuniões já foram definidas; Angra dos Reis em fevereiro, Piraí em março, Paraty em maio, Rio Claro em junho, Seropédica em abril.

Além dos representantes de cada município envolvido, participaram da Mesa de Abertura da primeira reunião, o Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa (Alan Bombeiro), Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, Vice-Reitor da UFRRJ, professor César Augusto, Presidente do Crea-RJ, Luiz Antônio Consenza, Secretário de Agricultura e Pesca, Roberto Cesar Oliveira, Presidente da Emater-RJ, Marcelo M. da Costa, Presidente da Câmara de Mangaratiba, Renato José Pereira, Superintendente Regional do Incra-RJ, Cassius R. de Almeida Silva, Presidente da Fiperj-RJ Ricardo Ganem Leal, e o Vice-prefeito de Mangaratiba, Alcimar Moreira.

No início do evento foi servido um delicioso coffee break, com produtos naturais da agricultura. O almoço também delicioso, foi serviço frutos do mar, peixe, camarão, purê de banana da terra e arroz. Parabéns as pessoas envolvidas neste projeto intermunicipal.

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: