Seropédica Online Parabeniza todos Trabalhadores pela passagem do seu Dia
1 de maio de 2023

Deus abençoe todos os trabalhadores! Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento de Seropédica e de nosso País. Pessoas que com o suor do próprio corpo se preocupam diariamente em contribuir pelo bem estar de toda nação. Seropédica Online

Sua História

Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é um dia que comemora as lutas históricas e conquistas feitas pela classe operária e pelo movimento trabalhista.

Em muitos países, a data é comemorada em 1º de maio, entretanto, de acordo com a Enciclopédia Britannica, – uma plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido – nos Estados Unidos e no Canadá, a efeméride conhecida como Dia do Trabalho ocorre na primeira segunda-feira de setembro. 

Qual a história do Primeiro de Maio?

A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século 19.

Segundo a Britannica, os movimentos se originaram em um momento em que a indústria estadunidense estava se expandindo rapidamente, mas havia poucas proteções legais para os trabalhadores dos EUA.

No final do anos 1800, logo após a Revolução Industrial, os estadunidenses trabalhavam 12 horas por dia, seis ou sete dias por semana. Além disso, os salários eram baixos e as condições de segurança e de salubridades eram inexistentes, o que causava acidentes e afetava a saúde dos trabalhadores. Até mesmo crianças, algumas com apenas cinco ou seis anos, trabalhavam em minas, fábricas e indústrias nas mesmas condições degradantes de trabalho que os adultos.

As péssimas condições levaram os trabalhadores de Chicago a mobilizarem protestos em maio de 1886. Essas ações, que duraram do dia 1º ao dia 4 de maio, foram organizadas por movimentos de trabalhadores ligados ao anarcossindicalismo e reivindicavam, sobretudo, a jornada de trabalho de oito horas diárias.

De acordo com a Britannica, as manifestações do dia 4 de maio de 1886 ficaram particularmente conhecidas. Neste dia, os protestos aconteceram na Praça Haymarket, em Chicago, quando uma bomba explodiu. A explosão foi responsável pela morte de policiais e manifestantes, o que levou os policiais a reagirem abrindo fogo contra a manifestação.

Os trabalhadores foram agressivamente reprimidos depois disso, e os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos – quatro deles foram condenados à morte. Eles ficaram conhecidos como os Mártires de Chicago.

A data Primeiro de Maio passou a ser lembrada pelo o que ficou conhecido como o Massacre de Haymarket, mas o feriado do Dia do Trabalhador seria consolidado apenas anos depois.

Consolidação do Dia do Trabalhador

Na França, a efeméride surge em 1919, após a jornada de oito horas diárias ser ratificada por lei. No ano seguinte, em 1920, a antiga União Soviética (URSS) também abraça a data.

De acordo com a enciclopédia do Reino Unido, os líderes socialistas acreditavam que o feriado incentivaria os trabalhadores na Europa e nos Estados Unidos a se unirem contra o capitalismo. O dia tornou-se um feriado significativo na URSS e nos países do Bloco Oriental, comemorado com grandes desfiles que valorizavam o poderio militar soviético.

Com a dissolução da URSS e a queda dos governos comunistas no Leste Europeu no final do século 20, as celebrações em grande escala do Dia do Trabalhador perderam importância na região. No entanto, segundo a Britannica, em dezenas de países ao redor do mundo, o Dia do Trabalhador é reconhecido como feriado público e continua sendo celebrado como ocasião para manifestações e comícios em apoio aos trabalhadores. 

Dia do Trabalhador no Brasil

A origem do Dia do Trabalhador no Brasil está relacionada ao movimento operário e às lutas sindicais que ocorreram no final do século XIX e início do século XX. Em 1917, foi realizada em São Paulo uma grande greve geral que reivindicava a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, dentre outras pautas.

A greve foi reprimida violentamente pelas autoridades, mas a luta dos trabalhadores continuou e, em 1924, o presidente Arthur Bernardes instituiu o dia 1º de maio como o dia oficial do trabalhador no Brasil, por meio do Decreto nº 4.859.

A celebração da data no país, no entanto, só começou a ser mais difundida a partir da década de 1930, quando as organizações sindicais e os partidos políticos passaram a promover manifestações e eventos para marcar a data.

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país por meio do Decreto-Lei nº 2.162, que estabeleceu a remuneração mínima para todas as categorias profissionais, buscando garantir melhores condições de trabalho para os brasileiros. Três anos depois, no simbólico 1o de maio de 1943, o presidente sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), importante marco para os direitos dos trabalhadores no país.

Em 1954, de volta ao poder, Vargas sancionou a Lei nº 4.090, que instituiu o 13º salário. Essa medida representou uma importante conquista para os operários, que passaram a receber um salário extra no final do ano.

Já em 1964, o regime militar proibiu as comemorações do Dia do Trabalhador no país, temendo manifestações contrárias ao governo. Essa proibição só foi suspensa em 1968, quando uma grande manifestação de trabalhadores em São Paulo reuniu mais de 100 mil pessoas.

Em 1980, durante a abertura política no Brasil, a data ficou marcada por grandes manifestações de trabalhadores e sindicatos em todo o país, reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais justos.

Já em 1988, a Constituição Federal do Brasil foi promulgada, estabelecendo diversos direitos trabalhistas, como a jornada de trabalho de oito horas diárias, férias remuneradas, licença-maternidade, entre outros. Chamada de constituição cidadã, ela ajudou a consolidar diversas conquistas sociais.

Desde então, o Dia do Trabalhador é uma data importante no calendário brasileiro e continua sendo celebrado no país com manifestações, shows, eventos culturais, reivindicações e homenagens aos trabalhadores brasileiros, que desempenham um papel fundamental na construção e no desenvolvimento do país.

Curiosidades sobre o Dia do Trabalhador:

O Dia do Trabalhador é uma data que representa a luta por justiça social e melhores condições de trabalho em todo o mundo. A celebração da data remonta a mais de um século de lutas e resistências dos trabalhadores, que se uniram para reivindicar seus direitos e melhorias em suas condições de trabalho;

No Brasil, o Dia do Trabalhador tem grande importância histórica e simbólica, tendo em vista as lutas trabalhistas e sociais que ocorreram no país no século XX. Desde a década de 1930, a data tem sido comemorada com manifestações, eventos culturais e reivindicações trabalhistas, representando uma oportunidade para trabalhadores de diferentes setores e classes sociais se unirem em torno de seus direitos;

Em muitos países a data é celebrada como um feriado nacional e marcada por manifestações e protestos. Nessas ocasiões, trabalhadores e sindicatos aproveitam para reivindicar suas demandas trabalhistas e sociais, tais como melhores salários, direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e outras;

A luta por direitos trabalhistas é uma questão que se mantém atual e urgente, especialmente em países em desenvolvimento, onde muitos trabalhadores ainda são submetidos a condições precárias de trabalho, baixos salários e ausência de proteção social;

Além de ser uma data de celebração e reivindicação, o Dia do Trabalhador também é uma oportunidade para se pensar sobre o papel do trabalho na vida das pessoas e sobre a importância de se criar políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e vida para todos.

Esperamos que você tenha compreendido a história sobre o dia do trabalhador e o seu significado. Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Referências:
USP – Historical Dictionary of the Gilged Age
Wikipedia – Revolta de Haymarket
Brasil Escola – 1º de Maio – Dia do Trabalho
FGV – 1º de Maio

REVOLUÇÃO TRABALHISTA

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: