Série Ouro: Sereno de Campo Grande abre a 2ª noite
11 de fevereiro de 2024

Desfilaram ainda neste sábado e madrugada de domingo: Em Cima da Hora, Arranco, União da Ilha, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.

Sereno de Campo Grande, iniciado pouco depois das 21h neste sábado (10), abriu a segunda noite de desfiles da Série Ouro.

Outras sete escolas passarão pela Sapucaí na busca pelo único ingresso para sair no Grupo Especial do ano que vem. Na ordem, desfilam ainda: Em Cima da HoraArranco do Engenho de DentroUnião da Ilha do GovernadorUnidos de Padre MiguelSão ClementeUnidos de Bangu e Império Serrano.

Veja abaixo os enredos e um resumo dos desfiles deste sábado (a reportagem será atualizada à medida que as escolas forem desfilando). Veja aqui a letra dos sambas.

Oito escolas abriram a Série Ouro no Sambódromo

Na sexta (9), União de Maricá e Inocentes de Belford Roxo se destacaram, em noite que teve ainda Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Estácio de Sá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.

Sereno de Campo Grande

A Azulada da Zona Oeste do Rio faz uma homenagem a Santa Bárbara/Oyá, que nas fés cristã e de matriz africana são as senhoras dos raios e das tempestades.

  • Enredo: 4 de Dezembro
  • Compositores: Cláudio Russo, Jaci Campo, Sergio Alan, André Baiacu, Beto BR, Laio Lopes, Fabinho Rodrigues, Marcelinho do Cavaco, Reinaldo Chevett, Aurelio Brito e Fábio Bueno.

A comissão de frente recriou uma cena do “Pagador de promessas”, em que o protagonista Zé do Burro, após carregar uma cruz por quilômetros, é impedido de entrar na Igreja de Santa Bárbara pelo padre.

Houve um problema de evolução: com dificuldades no abre-alas, formou-se um buraco em frente a um dos módulos de julgadores.

Bateria da Sereno de Campo Grande — Foto: Aline Fonseca/Riotur

Bateria da Sereno de Campo Grande — Foto: Aline Fonseca/Riotur

Em Cima da Hora

A escola de Cavalcanti decidiu louvar o trabalhador brasileiro em seu desfile e vai falar dos direitos e dos sindicatos que os defendem.

  • Enredo: A nossa luta continua!
  • Compositores: Richard Valença, Orlando Ambrosio, Serginho Rocco, Marquinho Bombeiro, Anderson Alemão, Rafael Pinelzinho, Lucas Macedo Gusmão, Luís Antônio Coelho, Aldir de Senna e Souza e Márcio Leandro Santos de Souza.

Ritmistas vieram de capacete e uma camisa com uma referência à obra “Trabalhadores”, de Tarsila do Amaral, em que os rostos eram dos próprios integrantes.

Um dos carros trouxe um operário sem um dedo, numa alusão a Lula.

Ritmista da Em Cima da Hora — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Ritmista da Em Cima da Hora — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Arranco

A Azul e Branca do Engenho de Dentro exalta vida e obra da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o cuidado com a saúde mental no Brasil.

  • Enredo: Nise – reimaginação da loucura
  • Compositores: Gegê Fernandes, Nego Vinny, Robson Ramos, Niu Souza, Bello e Dilson Marimba.

A comissão de frente veio sem elemento cênico. Bailarinos se dividiram entre maqueiros e pacientes que se libertavam de camisas de força e revelavam obras de arte. A escola veio bastante colorida e lúdica.

Chaveirinho, a rainha de bateria, teve problemas, e parte de sua fantasia não chegou. Ela deveria replicar a performance da comissão de frente e se desvencilhar de uma camisa de força.

Comissão de frente da Arranco — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Comissão de frente da Arranco — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

União da Ilha

A Tricolor Insulana se inspirou na obra de Emicida para, na visão da menina Amora, abordar a luta antirracista pela ótica das crianças.

  • Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!
  • Compositores: André de Souza, John Bahiense, Ricardo Castanheira, Leandro Pereira, Leandro Augusto, Julio Assis, Flávio Stutzel e Vagner Alegria.

O samba levantou as arquibancadas. O último carro trouxe bandeiras pedindo igualdade e respeito.

Baianas da União da Ilha — Foto: Aline Fonseca/Riotur

Baianas da União da Ilha — Foto: Aline Fonseca/Riotur

Unidos de Padre Miguel

Vice-campeã de 2023, a UPM tenta o primeiro acesso ao Grupo Especial com um enredo sobre Padre Cícero e a fé do povo nordestino.

  • Enredo: O redentor do sertão
  • Compositores: Cláudio Russo, Thiago Vaz, Richard Valença, W. Correa, Orlando Ambrosio, Miguel Dibo, Lico Monteiro e Cabeça do Ajax.

Um abre-alas gigantesco trouxe Padim Ciço deitado e sonhando.

Na comissão de frente, um auto da Anunciação do Anjo Gabriel culminava em Maria com o Menino Jesus.

Abre-alas da UPM trazia Padre Cícero — Foto: João Gabriel/Riotur

Abre-alas da UPM trazia Padre Cícero — Foto: João Gabriel/Riotur

São Clemente

A Amarela e Preta de Botafogo tenta voltar à elite com uma homenagem à atual campeã do Grupo Especial, a Verde e Branca de Ramos, na figura do seu fundador.

O paraibano Zé Katimba não só compôs hinos para sua Imperatriz Leopoldinense como também é o autor de hits, como “Tá delícia, tá gostoso”.

  • Enredo: Que grande destino reservaram pra você
  • Compositores: Ricardo Goes, Naldo, Serginho Machado, Sérgio Gil, Fadico, Orlando Ambrosio, Matias de Oliveira e Fernando de Lima.

O homenageado veio no abre-alas, como destaque.

Zé Katimba no abre-alas da São Clemente — Foto: João Gabriel/Riotur

Zé Katimba no abre-alas da São Clemente — Foto: João Gabriel/Riotur

Unidos de Bangu

A Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio conta a história de São Jorge/Ogum, o Santo Guerreiro tão amado pelos cariocas. Não faltaram os festejos que agitam as paróquias todo 23 de abril.

  • Enredo: Jorge da Capadócia
  • Compositores: Tem-Tem Jr., Dudu Senna, Marcelinho Santos, Jefferson Oliveira, Rafael Ribeiro, Ronie Oliveira, Cândido Bigarin, Binho Percussão vr, Jorginho Via 13, Juca, Renan Diniz e Denis Moraes.

Império Serrano

A Verde e Branca de Madureira, que desceu do Grupo Especial no ano passado, aposta na força dos orixás para voltar à elite. Todos que aparecem no xirê, o ritual do candomblé, tiveram espaço no desfile da Serrinha.

  • Enredo: Ilú-Oba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais
  • Compositores: Aluísio Machado, Carlos Senna, Andinho Samara, Jefferson Oliveira Nunes, Carlitos Ambrósio, Marcos R. Valença.

A Serrinha fez um desfile luxuoso e colorido. O abre-alas, no entanto, derramou óleo na pista e atrapalhou a evolução da escola.

O público da Sapucaí desceu até a pista para o tradicional arrastão.

Fonte: G1

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: