Secretários de Agricultura de vários municípios iniciam a Criação do Seminário sobre Pó de Rocha em Seropédica
19 de abril de 2023

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), na Secretaria de Industria, Comércio, Ciência Tecnologia e Inovação, da Prefeitura de Seropédica, com a participação do Subsecretário de Estado e Agricultura, Felipe Brasil, o Secretário de Agricultura, Júlio Cicarino, o Secretario de Trabalho, Emprego e Renda, Nelson Matos, a Engenheira Hanna Aimee Fraga, da Secretaria de Planejamento, o Secretário de Industria e Comércio, Carlos Machado de Freitas de Seropédica e o Empresário de Mineração Alfredo Moreira, foi dado início a criação do 1º Seminário Regional sobre Pó de Rocha para Agricultura do Rio de Janeiro que será realizado no dia 1 setembro de 2023 na UFRRJ. 

Entre os convidados para participar deste Fórum estava os representantes nas áreas de Agricultura dos Municípios: Paracambi, Piraí, Itaguaí, Barra de Piraí e Mangaratiba, e professores da UFRRJ. 

“Nossa intenção é ajudar aumentar a produção Agrícola do Estado do Rio de Janeiro”

Durante o evento foi realizado uma Homenagem a Johanna Döbereiner, cientista que revolucionou a agricultura. Joana buscava formas para sustentabilidade através da agricultura onde poderia baratear o custo e aumentar a produção dos alimentos. A imagem de uma Johanna jovem e persistente é tão real quanto a da senhora indicada ao Nobel de Química nos seus 72 anos. Suas descobertas ultrapassaram as fronteiras dos países do mundo inteiro.

Johanna foi cientista, mulher e mãe. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens. Liderou a pesquisa no então Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, o precursor da Embrapa Agrobiologia de Seropédica, e orientou bolsistas que hoje estão espalhados pelo Brasil, e pelo mundo inteiro. Foi chefe da Unidade, mas jamais deixou a pesquisa de lado para focar somente nos trâmites administrativos e burocráticos de uma instituição governamental de pesquisa. Acumulava funções com maestria, como se estivesse de fato regendo uma orquestra. 

Johanna Döbereiner descobriu que plantas podem gerar seu próprio adubo interagindo com bactérias, entre suas descobertas destacamos o Pó de Rocha. O uso dos chamados remineralizadores de solo, “pó de rocha”, é uma técnica que vem se expandindo com o passar dos anos. O trabalho visa observar o comportamento das culturas anuais de soja e milho durante três safras consecutivas, utilizando pó de rocha (remineralizador), como fonte principal da adubação verificando viabilidade econômica e técnica de uso da técnica.

O Secretário de Industria, Comércio, Ciência Tecnologia e Inovação, Carlos Machado de Freitas, sugeriu que fosse feito um Busto de Bronze de Johanna Döbereiner, no acesso a Embrapa Agrobiologia para eternizar esta grande cientista que levou o nome de Seropédica para o mundo com suas descobertas. 

O Empresário de Mineração, Alfredo Moreira, explicou o uso do Pó de Rocha: “O pó de rocha é um remineralizador que, como o próprio nome diz, ajuda na recomposição dos minerais, melhorando as condições do solo com menor custo. A rochagem é rica em micro e macro nutrientes e que estes em mistura no solo alterem os índices de fertilidade do solo. O pó de rocha é composto por potássio, silício, cálcio e magnésio, podendo substituir o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conjunto de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas”. Destacou Alfredo. 

ABAIXO DADOS DA PRODUÇÃO AGRÍCULA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RJ

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: