Secretaria de Estado de Educação promove encontro entre o FNDE e municípios
24 de junho de 2021

Evento foi aberto a todos os secretários municipais de educação

A Secretaria de Estado de Educação – Seeduc promoveu, nesta quinta-feira (24/06), um encontro com os secretários municipais de educação de todo o estado. O evento, que aconteceu na sede da Seeduc, no Santo Cristo-RJ, contou com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e serviu para alinhar diretrizes e facilitar serviços aos municípios.
 
O secretário Alexandre Valle, abriu o encontro falando que assim que assumiu a Seeduc pediu a realização do evento, a fim de ouvir e ajudar os municípios, formando um elo com os órgãos, incluindo o Ministério da Educação – MEC.
 
“Às vezes as dificuldades são simples, mas falta apoio. Queremos ajudar todos sem distinção. Vamos juntos transformar a educação do nosso estado. Podem contar com a Secretaria de Estado de Educação”, disse Valle.
 
O secretário falou ainda sobre o envio de verbas às secretarias, parcerias e gestão. Além disso, o encontro proporcionou um contato direto com o FNDE, onde os participantes puderam expor suas dificuldades e dúvidas, especialmente a respeito do cadastro do Plano de Ações Articuladas – PAR.
 
Flávia Monteiro, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, aproveitou a ocasião para lembrar que a pandemia de covid-19 impactou o progresso da educação pública de qualidade e que o aprofundamento dos laços é fundamental: “Mas do que nunca precisamos articular com o estado e o FNDE, assim como o acesso aos programas. Precisamos aprender e trabalhar juntos”, afirmou.
 
Garigham Amarante, diretor de Ações Educacionais do FNDE se colocou à disposição e afirmou estar ciente das dificuldades no cadastramento do PAR, concluído apenas por um terço dos municípios do estado. Atendendo ao pedido do secretário Alexandre Valle, o FNDE se fez presente para criar uma ligação, prestar apoio e resolver questões pertinentes.
 
“Estamos tirando muitas dúvidas dos secretários, auxiliando no cadastro de pedidos de obras, ônibus, creches, climatizações e demais serviços. A ideia é nos aproximar e sermos parceiros”, disse. 
 
O subsecretário executivo da Seeduc, Eduardo Gameleiro, trouxe a mensagem de ajuda aos secretários municipais: “Temos a recomendação expressa do secretário, Alexandre Valle, de sermos um facilitador junto aos municípios, sabemos das dificuldades fiscais e documentais e estamos buscando políticas públicas de resultados”, declarou.
 
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE, Karine Silva dos Santos, falou sobre a distribuição dos kits alimentares: “A flexibilização dos pilares da alimentação escolar não mudaram, nosso papel continua sendo ofertar alimentação de qualidade aos nossos estudantes, alimentação essa que perpassa a saúde da criança, além de garantir o acesso aos alimentos e manter a questão da agricultura familiar”, ratificou.
 
Alexandre Valle afirmou que a integração dos entes da federação, ou seja, da União, Estado e municípios é de suma importância: “Trouxemos Brasília até o Rio de Janeiro para que esses municípios, que muitas vezes têm dificuldades de resolver suas questões no FNDE, possam criar essa relação e avançar, destravando amarras e beneficiando os municípios do nosso estado”. Valle reforçou que as portas da Seeduc estão abertas para todos os profissionais de educação e que este foi o primeiro de muitos encontros.
 
Ao final do evento, a secretária de educação do município de Vassouras, Magda Saião, contou que o pedido de reforma de uma creche local, que estava há anos sem solução, progrediu.
“Saio bastante satisfeita deste encontro com o estado e com o secretário Alexandre Valle. Tivemos a oportunidade de apresentarmos nossas dúvidas e resolver esta demanda que estava engasgada há dois anos no FNDE. Agora vamos poder atender nossas crianças em Vassouras. Estamos emocionadas”, concluiu.
 
O encontro foi aberto aos 92 municípios do estado e todos os 56 secretários que participaram tiveram a oportunidade de melhorar a gestão escolar de suas cidades, contribuindo assim para um ensino público de qualidade.
 
 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: