Saiba como serão os desfiles das últimas escolas do Grupo Especial na Sapucaí
4 de março de 2025

Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela prometem fechar Carnaval de 2025 com chave de ouro

Rio – O último dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí promete fechar o Carnaval de 2025 com chave de ouro. As passagens da Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela serão marcadas por reflexões sobre o futuro e a socidade, homenagens e viagens pelo encantamento. As apresentações acontecem na terça-feira (4), a partir das 22h.
Continua após a publicidade
Mocidade Independente de Padre Miguel
Ficha técnica
Enredo: Voltando para o futuro, não há limites pra sonhar
Presidente: Flávio da Silva Santos
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
Intérprete: Zé Paulo Sierra
Mestre de bateria: Dudu
Bateria: Não Existe Mais Quente
Rainha de Bateria: Fabíola Andrade
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Diogo Jesus e Bruna Santos
Abrindo o último dia de desfiles, a Mocidade Independente de Padre Miguel levará o público em uma viagem intergaláctica, com o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”. Passeando pelos mistérios do Universo até chegar a era tecnológica, a Estrela Guia da Zona Oeste quer provocar reflexões sobre o caminho que a humanidade quer trilhar, buscando suas raízes no passado e analisando o momento atual do mundo. 
 
O desfile será como uma manifesto pelo futuro da humanidade, em que a agremiação se reconecta com seu brilho mais intenso para questionar os próximos passos dos seres humanos, como a imersão no mundo da tecnologia, as relações humanas em uma realidade totalmente conectada e a incansável busca por mais.  A expectativa da Mocidade é fazer uma apresentação didática e reflexiva, mas alegre e emocionante.
 
“A Mocidade vem com um Carnaval alegre, didático, fazendo essa reflexão do nosso futuro, de que só nós mesmos, só o ser humano pode salvar o mundo dele mesmo. Então, é uma proposta de enredo atual, que olha para o futuro e remete à Mocidade aos seus melhores carnavais, nesse temporal futurista que nós temos”, pontuou o diretor de Carnaval da escola, Mauro Amorim. 
 
Paraíso do Tuiuti
Ficha técnica
Enredo: Quem tem medo de Xica Manicongo?
Presidente: Renato Thor
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
Intérprete: Pixulé
Mestre de bateria: Marcão
Bateria: Super Som
Rainha de Bateria: Mayara Lima
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane
Segunda da noite, o Paraíso do Tuiuti cruza a Avenida em um grito por respeito. O enrendo “Quem tem medo de Xica Manicongo?” contará a história da primeira travesti não indígena documentada do Brasil. A agremiação vai propor uma mudança no comportamento da sociedade, que mantém o país como o que mais mata pessoas trans e travestis. Além de aceitação, a escola também reivindicará inclusão do grupo.
 
Com a promessa de fantasias e alegorias impactantes, a Amarelo e Azul de São Cristóvão vai apostar em um tom sarcástico e popular para tratar a temática e contará com a presença de 29 personalidades da luta pela visibilidade trans, como a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que junto à passistas transsexuais, vão homenagear Eloina dos Leopardos, travesti e primeira rainha de bateria da história do Carnaval, que também estará no desfile. 
 
“O mote de tudo é mostrar a transcestralidade da Xica Manicongo, é mostrar para as travestis e trans que elas têm uma ancestralidade, uma história própria e muito antiga, que acompanha a história da humanidade, e isso é motivo de orgulho. O mais importante é a gente promover a proximidade, vamos trazer as travestis e mulheres trans para a nossa vida. Quantas você conhece? Alguma é sua amiga? Quantas frequentam sua casa? Você frequenta a casa de alguma? Algum te atende quando você vai ao médico? Vamos deixar de ter medo, vamos nos aproximar”, declarou o carnavalesco Jack Vasconcelos. 
 
Acadêmicos do Grande Rio
Ficha técnica
Enredo: Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós
Presidente: Milton Abreu do Nascimento (Perácio)
Carnavalescos: Leonardo Bora e Gabriel Haddad
Intérprete: Evandro Malandro
Mestre de bateria: Fabrício Machado (Fafá)
Bateria: Invocada
Rainha de Bateria: Paolla Oliveira
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Daniel Werneck e Taciana Couto
 
A Acadêmicos do Grande Rio vai navegar por águas encantadas do Pará ao contar a jornada de três princesas turcas que se tornaram protetoras da Amazônia. O enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos meus Encantos nas Contas dos Curimbós” vai mostrar como Mariana, Jarina e Herondina atravessaram os Portais da Encantaria em alto-mar e chegaram às praias do Grão-Pará, onde foram iniciadas no culto da Jurema – uma tradição afro-indígena – e rebatizadas de Arara cantadeira; Jiboia vigilante; e Onça do meu destino. 
 
Com a promessa de um conjunto alegórico e de fantasias baseado na diversidade e linguagem própria, a Tricolor também tem o Carimbó como um dos protagonistas do desfile e estará presente no samba-enredo, que teve parceria de mestres do ritmo na composição. A escola de Duque de Caxias acredita que a mistura da música com os outros elementos usados para contar a história transmitida de geração em geração nos terreiros de Tambor de Mina levará um verdadeiro espetáculo ao Sambódromo. 
 
“A gente busca sempre esse ritmo, essa vivacidade, essa transformação, à medida que os setores vão avançando, que a escola vai fluindo. Há fios condutores ligando tudo isso, é um espetáculo coeso, mas cada um desses setores vai ter a sua identidade própria, sua linguagem específica. As pessoas podem esperar um desfile exuberante, como nos últimos anos, e muito diverso para contar essa saga que é tão poética”, afirma o carnavalesco Leonardo Bora, que assina o desfile com Gabriel Haddad. A passagem da Grande Rio também marca a despedida de Paolla Oliveira do posto de rainha de bateria. 
 
Portela
Ficha técnica
Enredo: Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol – Uma homenagem a Milton Nascimento
Presidente: Fábio Pavão
Carnavalescos: Antônio Gonzaga e André Rodrigues
Intérprete: Gilsinho
Mestre de bateria: Nilo Sérgio
Bateria: Tabajara do Samba
Rainha de Bateria: Bianca Monteiro
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Marlon Lamar e Squel Jorgea
Encerrando os desfiles do Grupo Especial, a Portela cruza a passarela do samba pela primeira vez celebrando um artista em vida. Com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, a escola vai fazer uma verdadeira procissão, saindo do Rio até Minas Gerais – onde Bituca, que é carioca, cresceu – para o coroar o Sol da música popular brasileira. No caminho, desvenda como a obra do cantor atravessou relações, marcando histórias e se tornando a trilha sonora dos brasileiros.
 
A Águia quer mostrar na Avenida como as músicas de Milton Nascimento falam sobre a identidade e cultura brasileira e, para isso, vai retratar suas obras em todas as 27 alas do desfile e terá as alegorias como andores – estruturas muito utilizadas nos cortejos religiosos – representando os fãs na jornada para a coroação do ídolo. A abertura e encerramento da passagem pretendem causar êxtase no público da Sapucaí, com a apresentação do símbolo imponente da escola e a presença do homenageado.
 
“Em momento nenhum a gente coloca o Milton como maior que a Portela ou a Portela maior que o Milton. Mas, é importante que os dois estejam se reverenciando e, de alguma maneira, se homenageando nesse momento”, declarou o carnavalesco André Rodrigues. “Nós entendemos a grandeza do artista, da escola, e que a soma dessas duas potências vai resultar num grande Carnaval”, completou o carnavalesco Antônio Gonzaga. 
 
As escolas e os torcedores vão conhecer a vencedora do título de 2025 na Quarta-Feira de Cinzas (5). A apuração das notas acontece durante a tarde, na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio. A vencedora e as outras cinco melhores colocadas retornam à Marquês de Sapucaí no sábado (8) para o Desfile das Campeãs. Já a agremiação quer ficar na última colocação será rebaixada para a Série Ouro.
 
Fonte: Meia Hora
 
Fotos: Agência Brasil
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: