Projeto tem orientações específicas para orientar pais e mães sobre como lidar com as dificuldades que podem surgir com os filhos adotivos
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está oferecendo um serviço gratuito de orientação para pais que enfrentam desafios na parentalidade após o processo de adoção. O projeto, chamado Treinamento para Orientação de Pais Adotivos (Topa), foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado da psicóloga e pesquisadora Ilanna Medeiros, sob orientação da professora Ana Cláudia Peixoto, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (Levica).
Voltado para pais de crianças entre 0 a 7 anos, o programa tem como principal objetivo instrumentalizar os responsáveis para lidar com os desafios emocionais, comportamentais e sociais que podem surgir após a adoção.
Uma jornada de cinco estações
A proposta do Topa é apresentar o processo de adaptação familiar como uma verdadeira viagem, com cinco estações temáticas, cada uma focada em um aspecto fundamental da parentalidade adotiva:
- Desenvolvimento infantil: entendendo as fases de crescimento e os impactos da adoção no desenvolvimento;
- Violência: identificando e prevenindo situações de violência doméstica e institucional;
- Estilos Parentais: refletindo sobre os diferentes modos de educar e estabelecer vínculos afetivos;
- Emoções: aprendendo a reconhecer, acolher e trabalhar as emoções da criança e dos próprios pais;
- Regras e Limites: construindo uma rotina com disciplina positiva e diálogo.
Atendimentos híbridos e gratuitos
Os encontros acontecem de forma híbrida (presencial e online) ou totalmente online, permitindo o acesso de famílias de diferentes regiões. Além de Ilanna Medeiros, o programa conta com a participação dos integrantes do Levica, garantindo um acompanhamento especializado, com escuta qualificada e acolhimento.
A professora Ilanna Medeiros explicou que todo o projeto foi pensado de forma que os pais tenham muitas de suas dúvidas esclarecidas.
– A gente entende que a parentalidade, no contexto da adoção, pode ser um caminho solitário e confuso. Por isso, o Topa foi pensado como uma rede de apoio, para que os pais possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e receber orientações baseadas em evidências científicas – esclareceu Ilanna.
O projeto conta com financiamento da CAPES e apoio institucional do Levica / UFRRJ.
Como participar?
As famílias interessadas devem preencher um formulário online para passar por uma triagem de participação. O link para inscrição é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2JdeapcEoScVOi_uWALy4DgxtgdDeebiKlzzsNVawmZPjLQ/viewform
Texto e fotos: Jéssica Martins (estudante de Jornalismo sob supervisão da professora Cristiane Venancio)



Deixe a sua opinião sobre o post