Relatório da FIRJAN define melhorias do IFDM e IFGF de Seropédica
25 de janeiro de 2016

SEROPÉDICA MELHORA ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E GESTÃO FISCAL NO GOVERNO MARTINAZZO

A FIRJAN é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, segundo a instituição, sua missão é garantir um ambiente de negócios favorável ao Estado. O foco da instituição é orientar governantes e empresários na tomada de decisão no que se refere às questões relativas à indústria. O órgão representa os 104 sindicatos patronais industriais e, atua nas esferas municipal, estadual e federal, defendendo questões que influenciam diretamente à competitividade da indústria. Além das atribuições citadas anteriormente, a FIRJAN desenvolve pesquisas e estudos sobre temas fundamentais ao desenvolvimento da indústria, com o objetivo de antecipar tendências, informar e indicar resoluções para questões tributárias e obstáculos referentes às áreas de infraestrutura, logística, inovação, entre outras.

Alguns estudos realizados pela FIRJAN geram o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego e Renda; Educação; e Saúde. O IFDM é baseado exclusivamente em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho; da Educação e da Saúde.

De acordo com dados da FIRJAN sobre o IFDM, tendo como base o ano de referência 2013, a atual gestão do município de Seropédica, a cargo do prefeito Alcir Martinazzo, elevou o nível de desenvolvimento socioeconômico da cidade de 0,63 (em 2010), para 0,77 (em 2013), o que define, segundo a instituição, o desenvolvimento de Seropédica, fazendo com que o Município ocupe a 18ª posição em nível estadual, e o 771º lugar em nível nacional, no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico relativo às áreas de Saúde; de Educação; e de Emprego e Renda, ficando à frente de municípios como Rio das Ostras e Itaguaí, por exemplo.

 Outros estudos relevantes da instituição formam o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Trata-se de uma ferramenta de controle social com o objetivo de estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando o aprimoramento da gestão fiscal e o aperfeiçoamento das decisões dos Gestores Púbicos quanto à destinação dos recursos. O IFGF é composto por cinco indicadores: Gastos com Pessoal; Investimentos; Liquidez; Custo da Dívida; e Receita Própria.

O município de Seropédica ocupa as posições 61 (estadual) e 2884 (nacional) no diz respeito a Gastos com Pessoal, no que se refere a Investimentos, Seropédica está nas posições 20 (estadual) e 2289 (nacional), já em relação à Liquidez, o Município encontra-se nas posições 18 (estadual) e 523 (nacional), no que tange ao indicador Custo da Dívida, a cidade de Seropédica está nas posições 11 (estadual) e 355 (nacional), no indicador Receita Própria, Seropédica encontra-se na posição 20 (estadual) e 559 (nacional).

Vale ressaltar que, para a aquisição desses dados, a FIRJAN avaliou 5.243 municípios, onde se concentram 96,5% da população brasileira, com exceção de 324 prefeituras onde os dados do exercício fiscal referente a 2013 eram inconsistentes (informações não passíveis de análises) ou estavam indisponíveis. Todas informações disponibilizadas nessa matéria podem ser encontradas no site oficial da FIRJAN (http://www.firjan.com.br).

O desenvolvimento de Seropédica ao longo da nossa gestão vem sendo comprovado pelos órgãos competentes, estamos investindo o dinheiro público de maneira correta, com o objetivo de modificar a estrutura do Município e deixar um legado para as futuras gerações. Continuaremos focando nossos investimentos, até o fim do nosso mandato, em Saúde; Educação; Geração de Empregos e Infraestrutura, entre outras áreas”, afirma o prefeito Martinazzo.

martinazzo brasilitempresa brasilit

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: