Região Hidrográfica II recebe Oficinas do Plano de Bacia em Seropédica
26 de maio de 2017

O projeto de atualização do Plano Estratégico de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (PERH-GUANDU) teve mais uma etapa concluída nesta última semana. De 22 a 25 de maio, foram realizadas 12 Oficinas em cidades estratégicas da bacia que complementam a etapa do Diagnóstico. O produto, por sua vez, é um panorama da Região Hidrográfica II sob a ótica dos recursos hídricos e temas relacionados.

Ontem (25), em Seropédica, a PROFILL Engenharia – empresa responsável pela execução do projeto – realizou a última Oficina, voltada para o Poder Público dos 15 municípios. Representante do Comitê Guandu-RJ na ocasião, o diretor executivo Decio Tubbs destacou a importância das contribuições.

“Falar em plano ou planejamento, pode soar abstrato. Mas o Plano de Bacia original do Comitê, de 2006, possibilitou a discussão e a experiência de gestão. Hoje precisamos atualizar o Plano em função de novas configurações e demandas na bacia. É o momento de elencarmos ideias. O foco dessa Oficina é o poder público, mas todos podem e devem falar como cidadãos”, saudou Decio.

As atividades foram coordenadas pelo representante da PROFILL, Sidnei Agra. O engenheiro apresentou a pauta da reunião e destacou que o trabalho tem sido feito para refinar a caracterização técnica do plano com a visão local.

“Baseamos o trabalho na ideia de que o Plano de Bacia é um acordo social de base técnica. Por isso temos buscado em todas as oficinas a participação e a discussão técnica. Os eventos dessa semana tiveram esse objetivo, por isso fomos a cada setor conversar com os representantes para melhorarmos o Diagnóstico”, comentou Agra. 

José Arnaldo, representante do município de Nova Iguaçu, comentou que o aperfeiçoamento das bases de dados será vital no processo.

“Além dos dados oficiais, precisamos demonstrar que setores de saneamento nos municípios têm um papel importante na obtenção de dados, no registro e na correção dessas informações para o Diagnóstico”, afirmou Arnaldo.

A Oficina de Diagnóstico com representantes do Poder Público encerrou o primeiro momento de debates com a Sociedade. Os encontros também englobaram os setores de Saneamento, Energia, Agricultura, Pesca, Indústria e a Sociedade Civil Organizada. O projeto de atualização do Plano segue para a finalização do Diagnóstico a partir das contribuições.