Projeto prevê nova modalidade de saque do FGTS e extinção de regras atuais
30 de outubro de 2020

De acordo com a proposta, o trabalhador poderá sacar a qualquer momento até um salário mínimo da sua conta. O texto também altera o saque-aniversário. Confira.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ter uma nova modalidade de saque. Isso porque o Projeto de Lei 3718/20 prevê que o trabalhador possa retirar da conta, a qualquer momento, o valor de até um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020).

A proposta também altera regras do saque-aniversário. De acordo com o texto, o trabalhador poderá sacar até 90% do saldo na conta do FGTS no mês do seu aniversário. Hoje, por exemplo, o percentual de retirada varia entre 5% e 50%.

Além disso, determina que as regras atuais de saque do FGTS só vão vigorar até 2022. A partir do ano seguinte, o trabalhador terá liberdade para movimentar a conta. Entretanto, desde que siga as novas definições da Caixa Econômica Federal.

Sobre o projeto

O texto, apresentado pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) e os outros oito deputados do PTB, altera a lei do FTGS. Os parlamentares explicam que o objetivo é dar mais liberdade ao trabalhador para movimentar o próprio dinheiro na conta do FGTS. Contudo, sem comprometer a sobrevivência do fundo.

Os deputados também justificam que as regras atuais representam uma intervenção estatal indevida no dinheiro do cidadão. “Fere a cidadania do indivíduo e sua liberdade de escolha, como que esse fosse incapaz de gerir seu próprio dinheiro”, afirmam. O projeto está em tramite na Câmara dos Deputados.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: