Procon RJ divulga levantamento de preços de material escolar
13 de janeiro de 2020

Pesquisa foi feita na Zonas Sul, Norte, Oeste, Centro e Baixada

A Equipe de Estudos e Pesquisas do Procon-RJ, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou pesquisa de preços de itens da lista de material escolar com o objetivo de proporcionar à população uma referência dos custos desses produtos tão procurados nessa época. O levantamento foi realizado em 15 papelarias entre os dias 6 e 9 de janeiro nas seguintes áreas do Estado do RJ: Zona Oeste, Zona Sul, Baixada Fluminense, Zona Norte e Centro.
De acordo com Procon, os itens pesquisados foram: apontador, borracha, cadernos de diversos tipos, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, cola em bastão, cola branca líquida, giz de cera, lápis de cor, lápis preto, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo e régua plástica.
O comparativo de preços foi realizado entre os produtos de mesma marca, que foram encontrados em pelo menos dois estabelecimentos na mesma região e que tiveram variação de valor.
alguns exemplos das variações mais significativas encontradas, comparando os estabelecimentos da Zona Norte, o apontador teve uma variação de 67,50%, já o valor do caderno de uma matéria teve uma variação de 64,82%.
Na Zona Sul, o preço da borracha sofreu uma variação de 51,68%, já para o giz de cera a variação foi de 47,46%. No Centro, a lapiseira chegou a variar 40,76%, já o caderno de dez matérias variou 10%.
Na Baixada, foi encontrada uma variação de 20% para o papel sulfite, já o marca texto foi encontrado por um valor com até 50,06% de diferença. Na Zona Oeste, a caneta hidrográfica foi encontrada custando até 29,63% a mais e o caderno de dez matérias chegou a 51,58%.
Em nota, o Procon-RJ disse que “não se responsabiliza pelos preços informados, que refletem o valor praticado no momento da coleta. Estes podem sofrer variações para mais ou para menos, já que tais produtos não são tabelados”.
A pesquisa completa pode ser acessada pelos seguintes links:
Endereços dos locais pesquisados
Loja Magal: Rua Sete De Setembro – L111 B
Kalunga: Rua São Bento – N°8
Caçula: Rua Buenos Aires – N°261
Endereços dos locais pesquisados
Kalunga: Rua Barata Ribeiro – N°181
Caçula: Rua Barata Ribeiro – N°503
Saraiva: Rua Lauro Miller – N°181 –L301
Endereços dos locais pesquisados
Caçula: Campo de São Cristovão – N°87
Kalunga: Rua Barão de São Francisco – N°236
Saraiva: Av. Dom Helder Câmara – N°5080
Endereços dos locais pesquisados
Papelex: Av. Ayrton Senna – N° 2041 – L
Caçula: Av. Ayrton Senna – N°5500
Kalunga: Av. Ayrton Senna – N°300 – L 1006
Baixada
Endereços dos locais pesquisados
Prolar: Av. Gov. Amaral Peixoto – 49/55 – Apt. 203 e 204
Lojas Santos: Av. Gov. Amaral Peixoto N°130 – L
Kalunga: Av. Nilo Peçanha N°639
Fonte: O DIA