PRF flagra mais de 3 mil pessoas sem cinto de segurança no feriado da Independência
9 de setembro de 2020

A cada 14 abordagens, houve 1 flagrante de pessoa sem cinto de segurança ou motociclista sem capacete

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta segunda-feira (07), a Operação Independência 2020. Mais de três mil pessoas estavam sem cinto de segurança. A quantidade de flagrantes de motociclistas sem capacete passou de mil. O órgão apreendeu mais de sete toneladas de maconha e mais de 88 mil pacotes de cigarros contrabandeados. A ação teve início no último dia 04.

O uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil para motoristas e passageiros, inclusive no banco de trás. O mesmo tipo de obrigatoriedade ocorre com capacete para condutor e passageiro de motocicletas. O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.

As ações de combate ao crime resultaram na apreensão de mais de 7 toneladas de maconha e mais de 88 mil pacotes de cigarros contrabandeados. Em apenas 1 apreensão, a PRF flagrou 1,4 tonelada de maconha, na sexta-feira (4), em Ponta Porã (MS). A droga é avaliada em mais de R$ 1,4 milhão. Na Bahia, em Urandi, o órgão apreendeu 250 mil carteiras de cigarros contrabandeados, que estavam acomodadas em 250 caixas e escondidos em meio à carga de polvilho. A carga está avaliada em mais de um milhão de reais.

A PRF registrou 933 acidentes, que resultaram em 1.103 feridos e 97 mortos. Ao longo do feriado, foram 123.548 pessoas abordadas e 133.498 veículos fiscalizados. Em 2019, o dia da Independência ocorreu durante o fim de semana, não havendo operação de feriado prolongado; portanto, não há dados comparativos.

As fiscalizações da PRF flagraram 704 condutores sob efeito de álcool e 3.646 pessoas sem cinto de segurança; 1.072 motociclistas estavam sem capacete e 531 crianças sem cadeirinha; foram flagradas 5.728 ultrapassagens indevidas e 270 condutores utilizando o aparelho celular.

O combate à criminalidade durante a Operação da PRF tirou de circulação mais de 7 toneladas de maconha e 47 quilos de cocaína, além de mais de 88 mil pacotes de cigarros contrabandeados. A PRF recuperou ainda 76 veículos furtados/roubados e retirou de circulação 19 armas de fogo e 667 munições; 525 pessoas foram presas por diversos crimes.

PRF