Preocupado com as populações que vivem nas proximidades dos inúmeros valões existentes em Seropédica, vítimas maiores das  inundações que causam doenças provocadas pelas  chuvas de verão, o prefeito Anabal Barbosa reiterou ao governo estadual, dirigindo-se ao INEA, seu pedido de intervenção do Programa Limpa Rio para desobstruir os valões e margens de rios em todo município. (Documentos abaixo)

Atualmente o INEA está limpando o Canal do China, um dos mais longos de Seropédica, este Canal escoa as águas de chuva dos Bairros Campo Lindo, Oza e Jardins que em anos passados sofreram com enchentes.  O maior  Canal do município é o Canal Dos Bois que corta 3 bairros, que sera limpo após dragagem do Canal do China para evitar alagamentos no km 42.

No inicio de 2019, Anabal solicitou, por ofícios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica, dirigidos à Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, a limpeza do Valão dos Bois em toda sua extensão. O prefeito pediu também a limpeza do Canal do Piloto, Canal do China, Canal do Neves, Canal do Piranema, Avenida Canalizada e da Rua Pedro Paulo Campos, logradouros localizados na região do KM 42.

Nos ofícios encaminhados ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Anabal enfatiza que a poluição dos rios e valões gera um acúmulo cada vez maior de vegetação aquática, tornando-se foco de insetos, roedores e animais peçonhentos, além da alteração do fluxo das águas, provocando enchentes. Para o prefeito de Seropédica, o Programa Limpa Rio é uma solução eficiente.

A Prefeitura de Seropédica solicita a população que não joguem lixo nos Canais e Valões, para evitar enchente e proliferação de ratos, baratas. moscas e mosquitos, que causam varias doenças.