Prefeitura de Seropédica repara sistema de Drenagem em rua do Bairro Boa Esperança
18 de janeiro de 2024

Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria de Serviços Públicos substituiu quatro manilhas quebradas e entupidas na Rua Júlio Delamare no bairro Boa Esperança. Com o trabalho, a prefeitura resolve antigo problema de vazamento de esgoto e mau cheiro que incomodava moradores da região.

“As manilhas quebradas e entupidas geravam transbordo do esgoto, provocando forte odor e muitas reclamações. Com a obra de restauração que está sendo feita no local, o problema será resolvido e os moradores não sofrerão mais com o cheiro desagradável”, explicou o Subsecretario de Serviços Públicos, Wellington Alexandre Fernandes.

Manter as vias limpas para evitar entupimentos de ralos nos traz grande benefícios, durante as chuvas, às águas pluviais podem ser aliadas em nosso dia a dia, mas também trazem grandes prejuízos, como as enchentes.

A chuva é um dos muitos recursos naturais que atuam em benefício da população e que auxiliam em diversas tarefas do cotidiano. Se tratada de forma correta, a água pluvial contribui para a lavagem de utensílios domésticos, veículos, áreas externas e internas, além de ajudar na irrigação de plantas e da jardinagem.

Esse recurso natural, porém, pode ser também um motivo de preocupação, principalmente nos períodos em que as precipitações ocorrem em abundância, ocasionando vazamentos em residências, goteiras, infiltrações, enchentes, entre outros males.

Desse modo, tamanha é a importância das precipitações e do uso consciente desse recurso natural pela população, assim como vale salientar o valor dos sistemas de aproveitamento e de tratamento pluvial, que tornam possível o consumo da água e sua utilização para as mais diversas finalidades.

Agora imaginem, um morador resolve fazer manutenção em sua residência e joga o refugo das obras nas calçadas, quando a chuva vem leva para dentro dos ralos areia e lixos, entupindo a drenagem da rua, ocasionando com isso inundação.

São dois motivos principais para causar alagamentos durante períodos chuvosos;

Nas causas naturais, os rios transbordam com as águas das chuvas, que inundam ruas e cidades inteiras. Já nas causas antrópicas, ou seja, quando as enchentes ocorrem por interferência humana, ocorre a má utilização do espaço urbano pelo homem. Aqui entram fatores como a poluição, uma das grandes responsáveis por causar alagamentos e deixar prejuízos.

A poluição e o grande acúmulo de lixo, ou sobras de obras nas calçadas resultam, em grande parte, da falta de conscientização humana. Com isso, ocorre o entupimento de bueiros e o agravamento dessas situações, contribuindo de forma ainda mais significativa para o declínio da qualidade de vida da população e do meio-ambiente. Problemas de drenagem também podem estar relacionados com as enchentes.

Quando não há bueiros, por exemplo, onde muitas ruas de Seropédica ainda são de terra batida e sem drenagem para escoamento é impossível que a água desvie ou que seja contida.

O acúmulo de lixo, ou matérias de obras largados nos meios fios e a falta de manutenção de calhas e bueiros podem trazer grandes prejuízos à saúde da população e à preservação do meio ambiente, além de agravar crescentemente o problema das enchentes e os males que dela se derivam.

Então vamos pôr a mão na consciência, todos os dias maquinas e equipamentos são desviados para limpar o que os moradores jogam nas ruas ou dentro das valas, ali se encontra pneus velhos, sofás, televisões, vasos de banheiro e cachorros mortos. Como manter uma cidade limpa e organizada sem apoio da população? Lembrando caminhões de coleta de ligo não é para transportar sobra de obras ou sofás.

 

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: