Prefeitura de Seropédica inicia o desassoreamento do canal que corta o Bairro Canto do Rio
22 de fevereiro de 2018

Moradores do Bairro Canto do Rio reclamaram com o Prefeito Anabal Barbosa de Souza que o esgoto estava retornando para dentro das casas.

Imediatamente o prefeito enviou uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, para analisar e dar uma solução para o problema. Técnicos da Secretaria descobriram que o canal que corta o bairro, ligando o Rio dos Jesuítas e o Rio Guandu estava assoreado, chegando ao nível do esgoto das casas e não dando vazão.

A Secretaria enviou uma Draga Mecânica, para iniciar o desassoreamento do canal. Moradores disseram que nunca o canal foi limpo, desde a construção da barragem que evita que o Rio Guandu transborde. Anabal enviou ainda o Vice-prefeito Amaurildo e o Subsecretário de Comunicação, Turismo e Eventos, Samuel Barbosa, para conversarem com a população e ver o andamento do serviço.  

O serviço de limpeza e desassoreamento de rios e canais e de responsabilidade do Programa Limpa Rio, que tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado (INEA). Mas como o Governo do Estado esta sem condições financeiras para arcar com este serviço, o Prefeito Anabal resolveu que a prefeitura iria fazer este serviço para evitar enchentes no município de Seropédica. São três Dragas que estão trabalhando, fazendo limpeza de vários canais.