Prefeitura de Seropédica da continuidade na Drenagem, Pavimentação e Calçamento do Bairro Jardins

0
33

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Obras está dando continuidade nas obras de Drenagem, Pavimentação e Calçamento com recursos próprios de 11 Ruas no bairro Jardins.

As obras tiveram início no dia 25 de maio de 2022, com a substituição de todas manilhas que cortam as Ruas; Darida de Jesus – Rua Aparecida Resende – Rua N – Rua M – Rua O – Rua L – Travessa João Ambrósio – Rua 1 – Rua 2 – Rua Waldemiro Aguiar – Rua Deolinda Martins.

Após a substituição das manilhas, colocação de caixas de passagem e ralos de rua por rua teve início a colocação de meio fio e calçamento. Em breve vai ter início o patrolamento, nivelamento, compactação e a pavimentação.

O Bairro Jardins sempre foi palco de enchentes e inundações, devido a localidade ser cercada pelo Rio Guandu e por falta de saneamento. O Rio Guandu era explorado pelos areeiros e com isso mantinha seu leito mais fundo, evitando transbordamento em épocas de muitas chuvas. Depois que houve a proibição da retirada de areia do fundo do Rio Guandu teve retorno das enchentes. A retirada da areia do fundo do Rio Guandu causava impacto ambiental, por isso sua proibição pelo Inea.

Com este trabalho de Drenagem e Pavimentação que está sendo realizado no Governo do Prefeito Professor Lucas, dificilmente o terror das enchentes vai voltar a assustar os moradores deste bairro.

A História de Enchentes vem de longa data, desde que Seropédica fazia parte da Fazenda Santa Cruz, naquele tempo existiam muitos charcos no município, inclusive onde foi construído a UFRRJ.

A luta da emancipação teve início a primeira vez em 1984, foi devido ao abandono que o 2º Distrito de Itaguaí, atualmente Seropédica, passava. Não existia obras de importância como Drenagem e Pavimentação das ruas. Em meados de 1985 o Bairro jardins entrou em expansão, muitas pessoas iniciaram as obras, construído várias casas, e o esgoto eram jogados em valas.

Naquele tempo algumas ruas existiam manilhamento, mas as manilhas eram colocadas de qualquer forma, sem Topografia e as manilhas eram com diâmetro muito pequeno para receber o volume de águas pluviais e de esgoto que cada dia aumentava mais.

Finalmente em 1995 Seropédica foi emancipada, e a população acreditava que tudo iria mudar, mas infelizmente, poucas obras de saneamento foram feitas, complicando cada vez mais o escoamento das aguas pluviais e do esgoto residencial no bairro Jardins.

As obras eram feitas com níveis de água, não havia investimento em equipamento de Topografia, em vez da agua escoar, ela retornava para as residências. A manutenção das ruas eram somente colocar terra, e as ruas ficavam acima da altura dos terrenos das casas, criando alagamentos e prejuízos aos moradores.

O Prefeito Professor Lucas, assim que assumiu a administração da prefeitura colocou no seu quadro de funcionários Técnicos, com formação, nas áreas de Engenharia, Projetos e Planejamento, que vem estudando o município para resolver os problemas que mais afligem a população, que são as enchentes.

O Município de Seropédica não tem um histórico de projetos guardados, na Prefeitura não existe, microfilmes ou Projetos em papel que mostre onde estão localizadas as manilhas, ou o diâmetro das manilhas, prejudicando a manutenção das ruas. Todas obras novas de infraestrutura tiveram de começar do zero.

Como dar continuidade em uma obra de um Gestor anterior se não existe documentação que mostre o início e o fim de cada obra?

As obras de Drenagem e Pavimentação do Bairro Jardins, estão sendo realizado como nunca tivesse uma manilha na rua. Está sendo executado com manilhas de diâmetro maior para facilitar o escoamento das aguas de chuva e também para escoamento do esgoto domiciliar. Todo bairro foi realizado Projetos, e com equipamento Topográfico Estação Total, que vai evitar erros de caimento, e facilitando sua manutenção.

VEJAM A PROFUNDIDADE DAS MANILHAS COLOCADAS NO MÊS DE MAIO