Prefeitura de Seropédica da continuidade ao combate ao Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue
27 de fevereiro de 2024

 A Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria de Saúde através da Coordenação de Vetores está dando continuidade ao Combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

No próximo sábado (2), equipe formada por 100 Agentes de Endemias sob Coordenação de Adevaldo Alves Nunes estarão no Parque Jacimar com o Carro do Fumacê. Durante a passagem do carro Fumacê deixe portas e janelas de sua residência abertas para que o produto tenha mais eficiência na eliminação dos focos do mosquito. 

O Coordenador das Ações contra o mosquito Aedes Aegypti, Edvaldo Alves Nunes, destacou; “Nossa equipe de endemias está empenhada no combate ao mosquito, mas precisamos da ajuda de todos. A principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos eliminando os criadouros, não deixe água parada em seu quintal e descarte o lixo de forma correta. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde através dos Agentes de endemias tem investido em orientação à população, identificação dos focos e limpeza dos locais mais críticos”. 

Os Agentes estarão nos próximos três finais de semana atendendo o bairro Campo Lindo, Boa Esperança, Fazenda Caxias, São Miguel, Santa Sofia atendendo nos condomínios de minha Casa Minha Vida, Jardim Maracanã, Canto do Rio, Chaperó e Ecologia. 

O Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné, disse que o trabalho está sendo concentrado onde o índice de Dengue está maior no município, e enfatizou que normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. “Quando estiver com algum destes sintomas, procurem nossos Postos de Saúde para que possamos identificar os locais onde existes maiores focos do mosquito transmissor da dengue, para podermos dar combate”.

Neste sentido, o coordenador da Funasa, Edvaldo Alves Nunes, finalizou dizendo que “é fundamental a participação da população, sem ela o nosso serviço não fica 100%, a gente faz a nossa parte, a prefeitura faz a parte dela a Secretaria de Saúde, mas sem a participação do povo fica inviável, então a gente pede a colaboração de cada morador que cuide. Pelo menos uma vez na semana, dê uma olhada no seu quintal para que evite de ter foco dos mosquitos”.

Veja algumas formas de combater o Aedes aegypti:

• Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;
• Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
• Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;
• Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias;
• Manter as piscinas sempre limpas;
• Limpar as calhas;
• Manter caixas de água e cisternas tampadas;
• Descartar adequadamente objetos que acumulam água

Vamos todos juntos nessa luta diária contra a dengue, não vamos deixa o mosquito vencer essa batalha.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: