Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde realiza Campanha de Prevenção contra Hepatite C
11 de abril de 2023

A Prefeitura de Seropédica através da Secretária de Saúde do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou nesta última segunda-feira (10), campanha de prevenção contra Hepatite “C”, em parceria com Josimar de Lima, Coordenador operacional do Desafio Jovem Ebenezer no Bairro Campo Lindo.

Durante o evento foi realizado testagem rápida e palestra com a Coordenadora Mariana Pacobahyba, e a Assistente Social Renata Severo, com apoio da Aux. Administrativa, Ivi Fontes.

As hepatites virais (A, B, C, D, E, G e TT) são doenças causadas por diferentes vírus hepatotrópicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e são observadas diferenças regionais de acordo com o agente etiológico. O homem é o único reservatório de importância epidemiológica.

Descoberta em 1989, um dos fatores que mais contribuiu para a proliferação da doença é que somente a partir de 1993 os Bancos de Sangue, graças às novas tecnologias, passaram a detectar o vírus transmissor da doença, suspendendo a partir de então, a distribuição de sangue contaminado. Antes disso não existiam testes. Hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Hepatite C é a maior causa de cirrose hepática e transplantes de fígado no mundo.

O vírus da Hepatite C especificamente, conhecido como VHC é transmitido pelo sangue e seus derivados através de transfusões, contato direto (sangue com sangue) ou compartilhamento de seringas.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: