Porto do Rio vai passar por obra para receber navios de 366 metros
24 de março de 2023

Acesso aquaviário passará por obras de dragagem de aprofundamento

Na última quarta-feira (22/03), a PortosRio publicou um edital de licitação visando a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. O objetivo da Autoridade Portuária é oferecer melhores condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax, com 366 metros de LOA.  

Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, “esta é a principal obra da PortosRio até então por duas razões: é uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Autoridade Portuária com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos nossos terminais de contêiner do Porto do Rio de Janeiro. Por isso, é uma contratação simbólica do compromisso da gestão da empresa de elevar a nossa geração de caixa e convertê-la em investimentos que ampliam e modernizam a nossa infraestrutura, contribuindo para o crescimento econômico local e do país“.

De acordo com o superintendente de Engenharia da PortosRio, Roberto Catalão, “pelo escopo do projeto, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos”. Catalão informou ainda que o preço global máximo fixado no edital é de R$ 161.367.864,97 e o critério de julgamento será pelo menor preço global

Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações imprescindíveis e complementares necessários para a entrega da obra. O Edital de Licitação e seus anexos estão disponíveis no site da PortosRio.

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: