Pesquisa Genial/Quaest mostra que 51% da população do RJ quer continuidade de Cláudio Castro como governador
19 de agosto de 2022

Pesquisa aponta ainda que Castro tem 25% das intenções de voto e Marcelo Freixo, principal concorrente, 19%

Pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o Governo do Rio de Janeiro divulgada na última quarta-feira (17/08) mostra que o atual governador, Cláudio Castro (PL), segue na 1ª colocação da disputa, com 25%, enquanto Marcelo Freixo (PSB), 2º colocado, apresentou queda de 23% para 19%.

Além de identificar que a vantagem de Castro para Freixo triplicou, passando de 2 para 6 pontos, o que o coloca na liderança isolada da corrida eleitoral, mesmo quando levada em consideração a margem de erro, a nova pesquisa trouxe outra boa notícia para a campanha do atual chefe do Poder Executivo fluminense: de acordo com o levantamento, realizado na última semana, a maioria da população deseja a continuidade do governo de Cláudio Castro.

Diante da pergunta ”Cláudio Castro merece uma segunda chance para governador?”, 51% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 39% discordaram. O número de pessoas que querem a permanência de Castro no governo aumentou 3% desde o primeiro levantamento, realizado pela Genial/Quaest em março de 2022.

A pesquisa também revelou que, pela primeira vez desde o início das pesquisas, a intenção de voto em Cláudio Castro, que agora está em 25%, ultrapassou os votos brancos e nulos, que caíram de 35% para 24%. O levantamento mostra que a população está cada vez mais decidida sobre as suas opções de voto para o dia 2 de outubro, data em que serão realizadas as eleições de primeiro turno.

Castro vence todos os adversários no segundo turno

A Genial/Quaest testou 3 cenários para o segundo turno. Numa eventual disputa entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo, o governador teria 36% dos votos contra 32% do candidato do PSB, e 22% de votos brancos e nulos. No cenário entre Cláudio Castro e Rodrigo Neves, o governador venceria com uma margem ainda mais ampla: 37% a 24%, com 27% de votos brancos e nulos. Já num cenário entre Freixo e Neves, a disputa entre os dois seria acirrada, com Freixo chegando a 30% e Neves, 28%. No entanto, ambos pontuariam abaixo dos votos branco e nulos, que nessa hipótese alcançariam juntos 31% da votação.

A Genial/Quaest entrevistou presencialmente 1.500 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 15 de agosto, no estado do RJ. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob os números RJ-07554/2022 e BR-08389/2022, em 12 de agosto de 2022.

Fonte: Diário do Rio

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 51% da população do RJ quer continuidade de Cláudio Castro como governador

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: