Pedágio na Rio-Santos: moradores de Itaguaí ganham apoio político por isenção
23 de abril de 2023

Segundo líder do movimento, deputado e vereadores prometeram ajudar na luta pelo fim da tarifa para quem reside no município

Ainda na luta pela isenção do recém-implementado pedágio na Rio-Santos (BR-101) para moradores de Itaguaí e Mangaratiba, os manifestantes ganharam novos e relevantes aliados. Segundo Raphael Cendon, líder do movimento com base em Coroa Grande, o deputado estadual Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) e vereadores dos dois municípios se comprometeram a apoiar a causa.

Nesta sexta-feira (21), cerca de 60 moradores se encontraram no Campo do Itimirim, em Coroa Grande, com os parlamentares. Além do deputado Luiz Claudio Ribeiro, estiveram presentes os vereadores de Itaguaí Alex Alves (PRTB) e Jocimar do Cartório (PTC); e os de Mangaratiba Hugo Graçano (Cidadania) e Josué Té (PL).

Ainda de acordo com Raphael Cendon – que criou um grupo de Whatsapp com mais de 200 participantes que buscam soluções para a questão –, o deputado se comprometeu a ir a Brasília buscar apoio de deputados federais, já que a Rio-Santos é uma rodovia federal e tem regulação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Já o vereador Alex Alves prometeu recorrer à Justiça caso a Prefeitura de Itaguaí perca a ação que move pelo pedido de isenção: “Essa semana vou me reunir com o vereador Alex Alves para tratarmos dos trâmites do processo”, acrescentou Raphael, em conversa com o ATUAL.

Após a reunião com os políticos, os moradores se dirigiram à Rio-Santos para mais uma manifestação, agora com mais otimismo devido ao apoio dos políticos: “Estamos confiantes. Depois de muita luta, estamos sendo vistos”, complementou Raphael, que, assim como muitos munícipes de Itaguaí e Mangaratiba, sonha com a isenção que os residentes de Seropédica conquistaram na via Dutra.

Na reunião em Coroa Grande, estiveram o vereador de Mangaratiba Josué Té (esq.), o líder do movimento de moradores Raphael Cendon, o vereador de Itaguaí Alex Alves, o deputado estadual Luiz Cláudio Ribeiro, o vereador de Itaguaí Jocimar do Cartório e o vereador de Mangaratiba Hugo Graçano (Arquivo pessoal/Raphael Cendon)

O PEDÁGIO

A concessionária CCR RioSP implementou no último dia 31 a cobrança de pedágio na Rio-Santos em três pontos: Itaguaí, (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538). Conhecido como free flow, o sistema é inédito no Brasil, pois dispensa as tradicionais cabines de cobrança para realizar a tarifação por meio de pórticos que leem a placa do veículo ou a TAG, dispositivo colado no para-brisa.

A tarifa em dias de semana para veículos de passeio custa R$ 4,10 nos três municípios – quem possui a TAG tem desconto progressivo durante o mês de acordo com o número de passagens por um determinado pórtico. Quem transita de motocicleta não paga. Já para outros veículos, basta multiplicar este valor pelo número de eixos – para conferir a tabela de valores completa e outras informações sobre pagamento, clique aqui.

A mesma lógica serve para os fins de semana, quando a tarifa para veículos de passeio fica em R$ 6,80.

Quem tem a TAG paga direto com a respectiva operadora. Para quem opta por não contar com o serviço, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou PIX. A concessionária disponibiliza a consulta do valor a pagar em seu site (acesse aqui), aplicativo para IOS e Android ou Whatsapp no número (11) 2795-2238.

O prazo para pagamento é de 15 dias corridos. Caso ultrapasse o prazo, o motorista fica sujeito a multa. Entretanto, nos três primeiros meses de operação, não haverá penalização.

 
 

Conteúdo produzido pela equipe do Jornal Atual.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: