Paroquias de Seropédica Celebraram nesta quinta-feira (16) Corpus Christi
16 de junho de 2022

 O dia de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes para os católicos. “É a apresentação pública da nossa . Pois sabemos que a Eucaristia não é apenas um pedaço de pão, mas o próprio Jesus ressuscitado que está ali e que caminha entre nós”.

Tudo começou na última ceia, quando Jesus pegou o pão e disse: Isto é meu corpo; tomou o vinho e disse: Isto é meu sangue, e concluiu pedindo aos apóstolos: Fazei isto em minha memória. Há dois mil anos obedecemos a este pedido do Mestre e, todos os dias, na celebração eucarística (Santa Missa) repetimos as mesmas palavras e gestos de Jesus.

As Paroquias de Seropédica, Nossa Senhora das Graças, Maria Mãe da Igreja e Santa Teresinha comemoraram nesta quinta-feira (16) Corpus Christi, sendo que é uma forma de homenagem a Eucaristia um dos sacramentos do Catolicismo.

Este ano a paróquia Nossa Senhora das Graças substituiu o tradicional tapete de Corpus Christi por doação de alimentos não perecíveis. As arrecadações foram direcionadas à pastoral social, tendo a Santa Teresa de Calcutá como inspiração para os serviços. A sede da pastoral está localizada na comunidade São José no bairro Boa Esperança, loteamento Mutirão, e atende na extensão de Peixoto, Jardim Maracanã, Seropédica no quilômetro 50 e Mutirão. O trabalho social acontecia aos terceiros domingos de cada mês, porém com a pandemia, os 9 agentes se organizaram em três grupos para melhor atenderem aos assistidos em suas residências. Hoje totaliza 57 famílias cadastradas, em torno de 42 socorridas e 15 assistidas. Além dos alimentos, graças às doações financeiras, incluem auxílios com remédios, gás e cozinha, contas à pagar e demais despesas de acordo com a necessidade das famílias. “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá.

O Padre Paulo Sergio foi quem celebrou a Santa Missa, e as primeiras palavras que foi dita logo no início da missa, revelam a motivação pela qual estamos reunidos naquele espaço comum: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. O que nos une não é a simpatia ou algum outro interesse afetivo ou interesse material, o que fundamentalmente nos une é o amor de Deus. No final da celebração foi realizado a Procissão e o encerramento com a bênção do Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa na Paroquia Santa Teresinha, foi Celebrada pelo Padre Fabio de Melo, onde a comunidade confeccionou Tapetes Lindos simbolizando que expressa a importância daquele que irá passar por ali, é “estender o tapete” para Jesus passar. As ruas ao redor da Praça ali enfeitadas também expressam o nosso desejo de uma cidade mais bonita e um mundo mais florido. Sabemos que, por onde Deus passa, tudo se transforma e fica mais florido e luminoso. Uma cidade ou sociedade sem Deus tornam-se feias e caóticas. A fé é linda!

A caminhada da procissão tem um rumo e um desfecho: ajoelhar-se em adoração diante de Jesus e receber a sua bênção. Quem se ajoelha diante de Deus, não se ajoelhará diante de nenhum outro poder humano, pois sabe que somente diante do Senhor Jesus todo joelho se dobrará. 

A Santa Missa na Paroquia Maria Mãe da Igreja foi Celebrada pelo Padre Jefferson, que realizou a Procissão pelas ruas ao redor da comunidade dom Bosco, onde reuniu centenas de fiéis onde lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, em que Deus o alimentou com o maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo de Deus é alimentado com o corpo do próprio Cristo.

Durante a Procissão os fiéis acompanharam o Santíssimo entoando louvores ao Senhor Jesus Cristo. No final da Santa Missa foi realizado a Benção do Santíssimo.

Vejam abaixo fotos das três Festividades das Paroquias de Seropédica

Paroquia Nossa Senhora das Graças

Paroquia Santa Teresinha 

Paroquia Maria Mãe da Igreja

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: