Paróquia Santa Teresinha de Seropédica lança a Pastoral do Esporte para unir Fé e Futebol
14 de setembro de 2025

Inspirada nos ensinamentos de São Paulo Apóstolo, a iniciativa busca promover a saúde e a fraternidade através da atividade física, com planos de expansão futura para campeonatos locais

Paróquia Santa Teresinha de Seropédica lança a Pastoral do Esporte para unir Fé e Futebol

Paróquia Santa Teresinha de Seropédica lança a Pastoral do Esporte para unir Fé e Futebol

Em um movimento que reforça o papel social e evangelizador da igreja, a Paróquia Santa Teresinha, na Diocese de Itaguaí, anuncia a criação de sua Pastoral do Esporte. A iniciativa, que inicialmente focará em partidas de futebol de quadra, visa ir além do lazer e usar a atividade física como um meio de promover a saúde, a fraternidade e, principalmente, a união entre a comunidade de Seropédica.

Adapt Link Internet - Black Friday

A Pastoral do Esporte, que existe em diversas paróquias e dioceses da Igreja Católica Apostólica Romana ao redor do mundo, se inspira diretamente nas palavras de São Paulo Apóstolo, que em sua Primeira Carta aos Coríntios comparou a vida cristã a uma corrida. Seguindo esse ensinamento, a pastoral enxerga o esporte como uma “escola de valores”, onde o foco não é apenas a competição, mas o aprendizado de lições importantes para a vida, como disciplina, respeito, solidariedade e perseverança.

Para o pároco Padre Luiz Antônio, a pastoral é um convite para que a comunidade se una em torno de um propósito comum: "através do esporte, podemos construir pontes e mostrar que a Igreja está presente na vida das pessoas, em todos os seus aspectos".

Para o pároco Padre Luiz Antônio, a pastoral é um convite para que a comunidade se una em torno de um propósito comum: “através do esporte, podemos construir pontes e mostrar que a Igreja está presente na vida das pessoas, em todos os seus aspectos”.

A História da Pastoral do Esporte na Igreja Católica

A relação entre a Igreja e o esporte é mais antiga do que muitos imaginam. Ao longo da história, a Igreja reconheceu o potencial do esporte para o desenvolvimento integral do ser humano. Desde o Papa Pio XII, que já destacava a importância do esporte como ferramenta de educação, até o Papa João Paulo II, que foi um entusiasta de atividades físicas e reforçou a ideia de que o esporte pode ser um “meio para a realização da pessoa humana, uma forma de evangelização e um caminho para a santidade”.

A Pastoral do Esporte, portanto, nasce com a missão de levar esses princípios para a prática. Na Paróquia Santa Teresinha, a proposta é utilizar o futebol de quadra como ponto de partida para criar um ambiente acolhedor, onde os participantes podem fortalecer laços de amizade e viver sua fé de maneira ativa e comunitária. A longo prazo, a ideia é expandir o projeto, possibilitando que os times participem de campeonatos locais e de outros eventos, levando o nome da paróquia e seus valores para além dos limites de Seropédica.

Para o pároco Padre Luiz Antônio, a pastoral é um convite para que a comunidade se una em torno de um propósito comum: “através do esporte, podemos construir pontes e mostrar que a Igreja está presente na vida das pessoas, em todos os seus aspectos”.

Para se inscrever e participar das atividades da Pastoral do Esporte, ou para obter mais informações, os interessados devem procurar a secretaria da Paróquia Santa Teresinha, localizada na Rua Silvia Pereira Lopes, 21 – Boa Esperança, Seropédica (Km 50). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para contato telefônico, o número é (21) 2682-1001.

Venha fazer parte dessa corrida de fé e união!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: