Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica realizou Via Sacra
3 de abril de 2021

Obedecendo todas as regras da Secretária de Saúde de Seropédica e cuidados como distanciamento, uso obrigatório de máscaras e álcool gel para evitar contaminação pelo coronavírus, a Paroquia Nossa Senhora da Graças realizou nesta última sexta-feira (2), a Via Sacra.

O evento foi realizado no Pátio da Comunidade do Morro do Cruzeiro no Bairro Ecologia em Seropédica, com objetivo de ser vivenciado com mais intensidade o Tempo Quaresmal, onde os fiéis refletiram sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

O Padre Paulo Sergio e os Seminaristas Jorge e Luiz realizaram a Via-crúcis, onde os fiéis percorreram as 15 estações dos últimos momentos de Jesus, antes de sua entrega pela humanidade na cruz. Na caminhada, os fiéis foram provocados a meditar o sofrimento da Paixão do Senhor e vivenciar a experiência do calvário.

Quaresma que Antecede a Pascoa 

Sendo o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, a Quaresma é conhecida como um tempo de mergulho na espiritualidade. E também de preparação e mudança. Tem início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. 

Ao longo desses dias, a Igreja recorda, principalmente, a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que precisou enfrentar. Por isso, para muitos fiéis esse também é um tempo de penitência e de recolhimento. 

Neste Sábado de Aleluia a Paroquia Nossa Senhora das Graças realizará a Vigília Pascal a partir das 18 horas.

A Vigília Pascal faz do Sábado Santo uma noite de luz

A Vigília Pascal é uma Fonte da graça de Deus. Nesta Semana, o nosso coração é alimentado pela força do amor do Pai. 

A Vigília Pascal faz parte do Tríduo Pascal

O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal. Na Liturgia, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal faz parte também do Tríduo Pascal, onde vivemos com profundidade os passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição. Este Tríduo começa com a Quinta-feira Santa, pela conhecida “Missa do Lava-pés”, por meio da qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, com uma recomendação: “Fazei isso em minha memória”. A Eucaristia e o Sacerdócio nasceram do coração de Jesus, em torno de uma mesa, para que se fosse cumprida uma promessa do Senhor: “Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Tanto pela Eucaristia, como pelo Sacerdócio, o Senhor continua no meio de nós!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: