Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho.

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Desde a vinda do Destacamento do Corpo de Bombeiros para Seropédica em 26 de fevereiro de 2016, centenas de vidas já foram salvas. A distância que os Bombeiros percorriam para salvar vidas antes de sua inauguração, era muito grande, as vezes levava mais de meia hora, e as pessoas presas nas ferragens de um veículo as vezes vinha a óbito. Agora pela localização estratégica, o tempo varia de 3 a 10 minutos, dependendo engarrafamentos na Estrada rio São Paulo.