Padre microbiologista está criando vacina barata contra covid-19

0
76

A vacina, ainda em fase pré-clínica, seria administrada por via oral em vez de injeção e é à base de levedura, não precisando de refrigeração

Padre microbiologista está criando vacina barata contra covid-19: trata-se do Padre Nicanor Austríaco, sacerdote da ordem dominicana.

Curiosidade: apesar do sobrenome e da ordem religiosa, ele não é de nacionalidade austríaca nem dominicana, mas filipina; e não mora na Áustria, nem na República Dominicana, nem nas Filipinas, mas sim nos Estados Unidos.

Doutor em microbiologia, o padre é professor de Biologia e Teologia no Providence College, no Estado norte-americano de Rhode Island, e decidiu lançar seu “Projeto Pagasa” por causa do alto custo das vacinas anticovid que estão atualmente em estágio avançado.

Segundo a agência católica ACI Stampa, a vacina proposta pelo sacerdote ainda está em desenvolvimento pré-clínico e precisa ser testada em animais antes de voluntários humanos. Por ser à base de levedura, a vacina não precisaria de refrigeração e seria administrada por via oral em vez de injeção.

O Pe. Nicanor pedirá aprovação do governo somente se os testes em animais derem bom resultado. Ele próprio estima que os testes ainda demorem meses.

Trajetória do Padre. Nicanor Austríaco

 

Formado em Bioengenharia pela Universidade da Pensilvânia em 1989 com alta qualificação, Nicanor também estudou no mundialmente reconhecido Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1996.

Só no ano seguinte, 1997, ele entrou na ordem dominicana, onde realizou os seus estudos para o sacerdócio – incluindo o doutorado em Liturgia pela Universidade de Friburgo, Suíça, em 2005.

É do Padre Nicanor o livro “Biomedicina e bem-aventuranças: uma introdução à bioética católica“.

Fonte: Aleteia