Os formigueiros gigantes, que são verdadeiros países subterrâneos

0
183

Já é de se imaginar que formigas como saúvas (Atta spp.) ou as famosas formigas argentinas (Linepithema humile) possuem uma grande capacidade de escavação e construção de ninhos formigueiros) pelo que conseguimos observar de suas construções vistas de fora, certo?

Mas você é capaz de imaginar uma construção subterrânea com 6km de alcance? Pois é, as formigas argentinas são capazes de façanhas neste nível, na Europa elas construíram um formigueiro que está ao mesmo tempo em 4 países. Loucura né?

E no Brasil também há formigueiros com dezenas de metros de diâmetro, entre as maiores construtoras estão as cortadeiras, ou saúvas. Estas colônias abrigam milhões de indivíduos, divididos em castas que são muito regradas, e constantemente entram em combates mortais com formigas de outras colônias.

As formigas são seres muito interessantes, a começar por serem grandes fazendeiras, acredita? Formigas colhem folhas, restos de comida, etc. Não para se alimentarem diretamente destes, mas sim para depositá-los em determinada área do ninho onde cultivam fungos, e estes fungos alimentados pelas folhas cortadas, crescem e servem de alimento para as formigas, portanto, elas se alimentam dos fungos que elas mesmas cultivam, isso é incrível né?

Além de serem ótimas construtoras, possuem colônias super organizadas e ainda são exímias cultivadoras de fungos.”