Livro lançado no câmpus em 2024 é reconhecido por sua relevância cultural e abordagem sensível

Obra infantil nascida na UFRRJ recebe prêmio na Bienal do Livro do Rio
A produção literária voltada ao público infantil da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) conquistou reconhecimento nacional na Bienal do Livro do Rio, realizada no último dia 13. A obra “Amor pode vazar, mamãe?”, escrita em coautoria pela professora Mikaela Roberto (Departamento de Letras e Comunicação/ICHS) e por Luíza Torres, ex-servidora terceirizada da UFRRJ, foi agraciada com o Prêmio Livro Destaque, concedido pela Literarte.
Projeto com raízes na Universidade
O livro é resultado de um projeto que teve início na própria UFRRJ, a partir da parceria estabelecida entre Mikaela e Luíza durante o período em que Mikaela atuava como editora-chefe da Edur (Editora da UFRRJ). O enredo é inspirado na vivência do filho de Luíza, trazendo uma abordagem delicada sobre temas como bullying, autoestima e autoaceitação.
Com ilustrações da ex-aluna do curso de Belas Artes Fernanda Macedo, a obra combina sensibilidade estética e conteúdo socialmente relevante, voltado para o universo da infância.
Lançamento e reconhecimento
Publicado pela Editora Appris, o livro foi lançado oficialmente no câmpus da UFRRJ em 2024 e, desde então, vem recebendo elogios pela forma como trata questões emocionais e sociais com profundidade e empatia.
O prêmio concedido durante a Bienal destaca a obra pela excelência literária, originalidade, qualidade narrativa e pelo impacto positivo que gera no cenário atual da literatura voltada ao público infantil. Segundo os organizadores do prêmio, essas características foram determinantes para que o livro se destacasse entre os demais concorrentes.

Livro lançado no câmpus em 2024 é reconhecido por sua relevância cultural e abordagem sensível
Fonte: CCS/UFRRJ
Deixe a sua opinião sobre o post