O Paraíso Chamado Costa Verde
1 de janeiro de 2024

A região da Costa Verde, que abrange os municípios costeiros de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro, poderá tornar-se área especial de interesse turístico.

Chegada em grande estilo a um destino turístico paradisíaco: está aberta a temporada de navios com parada na cidade de Angra dos Reis.

Segundo a Prefeitura, serão 58 embarcações no total, entre novembro 2023 e início de abril 2024. Alguns atracam próximo ao centro mesmo, na Baía de Angra. Outros já vão direto à Ilha Grande e os turistas desembarcam direto na Vila do Abraão. Seja qual for a rota do navio, o interesse principal é mergulhar nas águas esverdeadas da região que é, não à toa, conhecida como Costa Verde do Estado do Rio.

No centro de Angra do Reis, além de um passeio cultural por igrejas e histórias de uma cidade das mais antigas do país, a Praia do Anil é o ponto de encontro principal. Lá há prática de diversos esportes – futebol, futevôlei, corrida, canoa havaiana, entre outros. É também na Praia do Anil que acontecem os principais eventos da cidade, como a sequência de show programada para o verão. Poluída, a praia não é recomendada para banho, mas apenas por enquanto.

As obras de despoluição da região estão sendo realizadas e espera-se que já neste verão a situação seja bem diferente, o que será bom para o turista e ótimo para quem vive do turismo. Outra opção, mas esta mais vip, é conseguir vaga em algum resort da região. Não faltam boas opções com all inclusive, tanto de comida e bebida quanto de atividades diversas, como esportivas e de entretenimento para toda a família.

Angra do Reis é formada por 365 ilhas, 2.000 praias e oito baías. E, portanto, por melhor que o hotel seja e bata aquela preguiça depois um ano inteiro de trabalho, o grande charme da região é pegar uma lancha, um barco, uma traineira, uma escuna, um catamarã…. E explorar o máximo possível. Veja que dependendo da sua escolha, a farra já começa no deslocamento. Escunas, por exemplo, levam grupos de pessoas com música alta e bebida liberada. Agora, falando sobre possíveis destinos, podem ser citadas as Ilhas Botinas, das Cobras, da Gipóia, dos Macacos e muitas, muitas além dessas. Em alguns casos, durante a parada, nem se coloca pé na areia. Um mergulho prolongado com boias que são conhecidas como “macarrão” são o ápice do passeio.

E mesmo depois de tanto escrever, para se ver como há o que se explorar no sul do Estado, ainda falta a joia da região. E sonho de consumo de respeito demanda um parágrafo inteiro: a Ilha Grande. A principal Vila da ilha é a do Abraão, local com maior estrutura no entorno, repleto de hotéis, pousadas, campings e comércio. Não oficialmente, mas pode-se chamar a Vila do Abraão de capital da Ilha Grande. Lá, com uma caminhada, você curte várias praias, como da Crena, da Júlia, Abraãozinho.  

Mas como falar do sul do Estado e ficar apenas em Angra dos Reis quando há a charmosa cidade de Paraty? Cultura, história e arquitetura. Construções coloniais entre o mar e os morros verdes dão o tom de uma viagem com múltiplas experiências. Isto para começar a falar da estupenda gastronomia local. Assim como a Ilha Grande, importante dizer, Paraty foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por sua cultura, fauna e flora excepcionais.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: