O medo de empreender
5 de dezembro de 2019

Se a palavra empreender te causa insegurança e medo saiba que não é particularidade sua somente. O medo de empreender existe e impede muitas pessoas de realizarem sonhos. Algumas delas já pensam que vão perder todo o dinheiro investido, outras que o negócio simplesmente não vai dar certo, entre tantas outras frases que ouvimos por aí.

Enfim, são muitas as razões que podem alimentar o medo de empreender. Mas não se preocupe! Está listado abaixo atitudes que irão lhe deixar bem mais confiante.

[ ] Planejamento
Quem vai empreender, independentemente do ramo escolhido para iniciar seu negócio, precisa se preparar bastante. Estude, leia, busque ajuda! Está é a fase mais importante, é nela que você vai traçar todos os seus passos. Não termine seu planejamento até que se de por convencido de que o projeto é viável e que tem chances promissoras de dar certo. Com isso grande parte da sua insegurança não existirá.

[ ] Acredite em si mesmo
Pode até parecer papo de autoajuda, clichê ou algo assim, mas autoconfiança é essencial. Pense no poder deste item: se nem você mesmo acreditar no seu negócio, como pretende vender produtos e conquistar clientes? Como atrair investidores e sócios para algo que você faz sem propósito? Difícil.

[ ] Pense nos seus objetivos, não nos obstáculos
É muito comum nos assustarmos quando algo dá errado, mas para estes momentos a força das metas, a resiliência e a persistência precisam ser reconhecidas como a única saída para prosperar. Lembra do planejamento!? Lá estará todos os passos lembra!? Deve planejar até o que pode dar errado e o que fará para superar as dificuldades.

[ ] Aprenda com os erros
Ninguém está imune aos erros e eles são ótimas oportunidades de crescimento. Repense nos processos e crie algo para que eles não se repitam. Isto te fará mais experiente e mais confiante. Não pense somente no lado negativo da situação.

Por fim, uma última dica para romper o medo de empreender é dar um passo de cada vez. Valorize cada conquista, cada vitória, cada detalhe que deu certo. Não tenha medo de começar com pouco. Você não precisa começar sendo o maior empreendimento, pense na qualidade do serviço, na atenção que dá aos clientes, tenha o diferencial. Esse é o segredo, um passo de cada vez!